Topo

De receitas a localizador de feiras: aplicativos ajudam você a cozinhar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

24/09/2017 04h00

Existe aplicativo de celular para praticamente tudo nessa vida - inclusive para cozinheiros de todos os níveis, desde os iniciantes até os mais experientes. Seja para se divertir criando drinques novos ou para não errar mais na quantidade de ingredientes, confira alguns apps de forno e fogão imperdíveis.

Guia do Churrasco
Quanto de carne comprar para o "churras" do fim de semana? Quais cortes comprar? O Guia do Churrasco é uma mão na roda para não deixar faltar comida nem bebida na festa - ele calcula a quantidade de ingredientes de acordo com o número de convidados e ainda providencia uma lista com os itens essenciais para o evento, como carvão, espetos e temperos. Disponível para os sistemas iOS e Android.

Cocktail Flow
Fã dos bons drinques? Você pode curtir este aplicativo, com uma database de receitas de coquetéis alcoólicos e não-alcoólicos bem fácil de consultar - organizada por ingredientes ou por seções divertidas como "Bebidas para o Fim das Provas" ou "Drinques da Ilha Deserta". Disponível para sistemas iOS, Android e Windows Phone.

Medidas Culinárias
Tentando converter gramas, quilos e mililitros em colheres de sopa ou de chá? Tem um app para isso. O Medidas Culinárias tem uma lista dos ingredientes mais comuns, como farinha, açúcar e leite, e pode calcular tanto de gramas para colheres ou copos quanto entre medidas (de colheres de sopa para colheres de chá, por exemplo). Disponível para sistemas iOS e Android.

Vivino
É um dos aplicativos mais populares entre os amantes de vinho. O programa compara preços, indica sugestões e traz a opinião de outros apreciadores da bebida - basta apenas tirar uma foto do rótulo. Disponível para sistemas iOS e Android.

Mapa de Feiras Orgânicas
Para quem está pensando em conhecer mais sobre alimentos orgânicos, mas não tem a menor ideia de onde comprá-los, o aplicativo criado pelo IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor) é um ótimo começo. O programa lista as feiras de produtores orgânicos Brasil afora e ainda conta com sugestões de receitas. Disponível para sistemas iOS e Android.

Sabor do Japão
Especialmente para os fãs da culinária nipônica: uma lista com receitas típicas japonesas que vão bem além do sushi e do yakissoba. O aplicativo foi criado com as receitas do programa de mesmo nome, transmitido pela rede de rádio estatal japonesa NHK. Disponível para sistema iOS.

Jamie Oliver's Recipes e 20 Minutes Meals
O chef inglês está em todas - nos livros, na televisão, nas redes sociais - e no celular também. O aplicativo do chef é atualizado toda semana com receitas criadas por Oliver e sua equipe. Já o 20 Minutes reúne 60 receitas rápidas, com direito a fotos passo a passo e vídeos. Somente em inglês, disponível para sistemas iOS e Android.