Topo

Estrogonofe de salsicha é mais chique do que parece! Veja essa e mais dicas

iStock
Imagem: iStock

Anna Fagundes

Do UOL

27/09/2017 04h00

Ele é russo de nascimento e tem variações para todos os gostos. Já foi considerado prato chique, depois caiu no ostracismo, mas sempre fez parte do menu afetivo de muita gente. O bom e velho estrogonofe - seja de filé, seja de frango --é um prato que faz bonito.

Estrogonofe de salsicha existe (e não é invenção brasileira)

Por aqui, a criatividade brasileira mostrou que desconhece limites: além do agora já tradicional estrogonofe de frango, há versões com camarão, com cogumelos, com peixe... Ou ainda como recheio de bolinho, de temaki, de pizza e outras combinações muito exóticas.

Mas não estamos sozinhos em matéria de ingredientes, digamos, alternativos. Pergunte aos finlandeses e aos suecos. Os dois países têm uma versão de estrogonofe à base de salsicha de porco e carne. A única diferença é que eles põe a salsicha no lugar da carne.

makkara-stroganoff (na Finlândia) e o Korv stroganoff (na Suécia) são bem populares em seus respectivos países. Prova de que a receita é bem versátil --e fica bem até com os ingredientes mais inusitados. 

O original

Como todas as receitas clássicas, é meio complicado apontar qual a origem verdadeira do estrogonofe. Sabe-se com certeza que ele é russo e é baseado em um guisado de carne local. A lenda com mais credibilidade aponta como criador do prato (ou como inspiração) o cônsul Pavel Stroganov, de uma família nobre muito influente no país. O primeiro registro da receita é de 1871, em um livro de receitas russo, chamando o prato de “bife à moda Stroganov”.

Acredite: não levava cogumelos (nem tomate!)

A receita original não leva cogumelos nem molho de tomate: apenas carne picada na ponta da faca, caldo de carne e temperos como mostarda e um pouco de páprica –o que explica o tom avermelhado do produto final. Para acompanhar, um pouco de creme azedo por cima. Aos poucos, outros itens foram entrando na mistura, como cebolas e o opcional de pasta de tomate no molho. 

Fama de chique

O estrogonofe ganhou sua fama ao ser servido em diversos restaurantes europeus e também na China após a Revolução Russa. Os imigrantes russos que se estabeleceram nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial também deram uma cara nova para o prato, que se tornou um dos clássicos dos anos 1950 –foi nessa época que os cogumelos entraram no prato... E também o ketchup, que faz muitos puristas tremerem de raiva.