Topo

Como levar à mesa o vinho brasileiro que foi eleito o 5º melhor do mundo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Juliana Simon

Do UOL

06/10/2017 15h46

Desde que apareceu em 5º lugar na lista de melhores vinhos do mundo da pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ), na semana passada, o espumante Casa Perini Moscatel tem causado uma verdadeira correria entre os que querem provar e alguma polêmica entre os conhecedores da bebida. O principal motivo? Seu preço: R$ 43,50.

Casa Perini Moscatel - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Segundo Arthur Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers - SP, o Casa Perini é um bom exemplar de seu estilo e conta com uma vantagem em relação a outros espumantes moscatel da Serra Gaúcha, principal região produtora de vinhos no Brasil. "Ele está em uma área de excelência, que é a de Farroupilha, onde estão as melhores uvas para a produção desde tipo de vinho”, conta. 

Leia também

Porém, não é o único e, dizem os especialistas, nem o melhor do estilo criado na Itália no início do século 20. Os profissionais procurados pelo UOL consideram que o Brasil tem produzido exemplares excelentes, tão bons quanto o Perini. Eles citam outras grandes vinícolas do Sul, como Casa Valduga, Salton, Terranova e Miolo, encontradas em muitos supermercados.

Vinho com a nossa cara

Espumante, doce e com baixo teor de alcoólico, ele é considerado um vinho bastante condizente com o público brasileiro.

"Na categoria dele, é um bom investimento. Poderia competir mais e ser consumido mais se o público o conhecer melhor e os consumidores de vinhos se despirem do preconceito de que vinho doce é vinho ruim”, diz Diego Arrebola, consultor e premiado como melhor sommelier do país em 2012 e 2016.

Para quem ainda não é apaixonado pela bebida, Diego considera o espumante moscatel uma ótima porta de entrada.

Como consumir e harmonizar

Vinho com panetone - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Outra vantagem de consumir os exemplares nacionais deste tipo de vinho é a garantia de que ele estará o mais fresco possível - pois não passa pela dura viagem de uma exportação, por exemplo. Então a dica de consumo é consumi-lo gelado.

Na mesa, o ideal é combiná-lo com sobremesas menos doces. Segundo a "musa das harmonizações de vinho e comida", a inglesa Joanna Simon, a mistura "made in heaven" (feita no céu) é a de espumante moscatel e morangos frescos.

Por sua característica mais cítrica, também é uma ótima pedida para ser bebido com um cheasecake de limão.

Bolos em geral - sem ser o de chocolate, também combinam com a bebida. E para quem já está pensando nas festas de fim de ano, o estilo fica espetacular na harmonização com panetone.

Lista polêmica

Mas se há outros exemplares tão bons quanto o Casa Perini Moscatel, porque ele é foi chamado de "o quinto melhor vinho do mundo" pela WAWWJ? 

A lista na verdade é uma compilação de premiações e, para estes eventos, são colhidos exemplares somente dos vinhos enviados por seus produtores. 

Segundo Arthur, uma lista que não conta com vinhos Borgonha e Bourbon não pode ser levada a sério. Diego concorda e afirma que premiações não são garantia de produtos espetaculares, uma vez que as melhores vinícolas do mundo frequentemente rejeitam estes concursos.