Topo

Mangas: corte sem se lambuzar e aprenda como aproveitar a fruta

Getty Images
Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL

25/11/2017 04h00

Da entrada à sobremesa, nos sucos e nos drinques: não tem um lugar no menu em que as mangas não possam fazer bonito. A época de aproveitar esta fruta extremamente perfumada está para começar - a safra vai até o fim de fevereiro. 

Se você está na dúvida sobre qual tipo comprar - e como preparar sem fazer aquela sujeira toda - confira abaixo nossas dicas e aproveite o melhor da estação. 
 

Tipos

Na dúvida sobre qual manga escolher? Depende da sua ideia para preparar. As variedades Tommy ou Haden costumam ser escolhidas na culinária porque não tem os fiapos que tanto chateiam algumas pessoas na hora de comer. 
 
Já as mangas rosas, muito comuns no Norte e Nordeste brasileiro, são muito utilizadas para o preparo de sucos ou ainda para serem consumidas ao natural. Em compensação, são justamente as mais fibrosas - cuidado com os fiapos! 
 

Dicas para escolher

Ao contrário de outras frutas, manga não se escolhe tanto pela cor, mas sim pela textura e perfume. Quanto mais macia e com aroma mais forte, mais madura. Ao apalpar, tome cuidado: ela deve estar macia, mas seus dedos não podem afundar. 
 
Alguns tipos ficam levemente enrugados perto do cabelo quando estão boas para consumo. Preste atenção também no formato: as frutas mais achatadas tendem a ser mais fibrosas. 
 

Para conservar

Mangas amadurecem bem à temperatura ambiente, então não tem problema comprá-las ainda verdes e deixá-las na fruteira. No entanto, como se trata de uma fruta mais sensível à manipulação, conservá-la em geladeira é a melhor pedida.
 

Como cortar

Quem costuma ter receio de manga, muitas vezes na verdade tem é receio de como cortar a fruta sem sujar-se inteiro. Assista ao vídeo abaixo para aprender uma tática infalível para lidar com o ingrediente sem se lambuzar.
 

Com o que fica bem?

Sim, sobremesas - ela rende cremes excelentes e é ótima companhia na salada de frutas. Mas mangas são bem mais versáteis do que isso. Os indianos (que são um dos maiores consumidores do ingrediente) são fãs de conservas e chutneys com a fruta, bem temperada com especiarias e açúcar.
 
Por causa de seu sabor bem pronunciado, não dá para harmonizar manga com qualquer coisa. Pratos como carne de porco, por exemplo, são uma combinação diferente e que funciona. Fãs da comida japonesa já encontraram por aí o sushi califórnia, em que manga é combinada com peixes ou outros vegetais - a mistura de salmão e atum marinados com a fruta também aparece nem ceviches e em pokés, o prato da moda à base de arroz e peixes marinados.