Topo

Vinagre não é só para a salada! Aprenda a usar e a conservar o ingrediente

Getty Images
Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL

03/12/2017 04h00

Você já ficou perdido diante da prateleira de vinagres no supermercado? Para quem acredita que o ingrediente é apenas sinônimo de vinho ruim ou então só serve mesmo para temperar saladas, hora de mudar um pouco os conceitos - e testar alguns sabores novos. Mas quando vale a pena investir - e com o que, afinal, esse tempero combina, além de dar gosto para folhas de alface?

Leia também:

 

Do que vinagre é feito?

Vinagre vem do francês 'vin aigre' - vinho azedo. Ele é o resultado da fermentação do álcool por leveduras, que oxidam o ingrediente até que se produza o vinagre. O ingrediente-base mais comum é justamente vinho, mas é possível produzir vinagre com arroz ou maçãs, para citar os mais fáceis de localizar nas prateleiras brasileiras.
 

Quando vale investir em um vinagre? 

Existem alguns tipos de vinagre que, por conta de seus métodos de produção e matéria-prima, acabam compensando o gasto extra. Um exemplo muito comum é o Aceto Balsamico di Modena, mais conhecido por aqui como vinagre balsâmico. O produto original, escuro e com um perfume característico, é um produto de denominação de origem controlada, feito a partir de uvas brancas colhidas na região de Módena, na Itália. Ele é tão versátil que pode ser usado até em sobremesas ou mesmo em drinques
 
Outro vinagre com pedigree é o vinagre de xerez, produto típico da Espanha. Como o nome indica, ele é fabricado a partir do vinho fortificado de mesma denominação, um dos orgulhos do país. Um pouco menos ácido do que os vinagres comuns e com sabor delicado, ele é utilizado para temperar, para dar aroma a pratos e até mesmo como calda para sobremesas, quando reduzido na panela com açúcar.
 

A versão oriental

A culinária asiática tem predileção por alguns alimentos com sabor puxando para o azedo - e vinagres bem específicos para a produção desses pratos. O vinagre de arroz, por exemplo, é obrigatório em pratos da culinária japonesa (inclusive para fazer arroz de sushi) e também é uma boa pedida para preparar vinagretes mais leves.
 

Vinagre de maçã

Muita gente usa como produto de beleza (ou como parte da dieta), mas vinagre de maçã na culinária ajuda a acentuar o sabor agridoce de alguns pratos e molhos para carnes, além de temperar bem saladas com seu sabor característico. O produto funciona também em receitas de sobremesas - a massa desta receita de torta de maçã, por exemplo, utiliza vinagre de maçã para dar leveza à massa.
 

Como conservar o vinagre?

A primeira coisa a saber sobre o vinagre: deixá-lo tomando sol na cozinha é pedir para que ele estrague mais rápido. Se possível, coloque-os em galheteiros de vidro ou de cerâmica e guarde em local seco e escuro.