Topo

Pouca gente para a ceia? Não tem problema! Veja como adaptar o menu

Getty Images
Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL

10/12/2017 04h00

Está certo que o Natal costuma ser uma época de fartura, mas desperdiçar comida não é uma prática nem um pouco aceitável. O problema, muitas vezes, é adaptar a quantidade de alimentos para o número de pessoas que estarão na ceia, sem deixar faltar nem sobrar nada.

Se você vai passar o Natal a dois, ou então se você já está se preparando para cozinhar para vinte convidados, confira as dicas da banqueteira Rita Atrib, do bufê paulistano Petit Comité, para calcular bem os ingredientes da ceia.

Adaptando o menu

Rita acredita que, para ceias menores, vale mais a pena investir em diversidade de opções ao invés de um prato grande (que corre o risco de acabar sobrando). “Sou fã de menos pratos, com impacto visual e, obviamente, de sabores que combinam entre si”.

Para quem tem família pequena, mas faz questão dos pratos tradicionais, a dica é pensar em porções. “Não precisa ter um peru inteiro e pernil com osso”, diz a banqueteira. “Assados fatiados, como peito de peru e tender bolinha, respondem super bem à demanda e, quando bem decorados, fazem muito sucesso”.

Quanto comprar de comida?

Na hora de fazer as compras, leve em consideração o número de pratos que serão servidos na ceia. “Se for um único tipo de carne, calcula-se 200 gramas por pessoa. Se forem dois tipos, é entre 120 a 150 gramas de cada um”, explica Rita Atrib. “As quantidades são para carnes sem osso – se for com osso, aumente um pouco o valor”.

Para os acompanhamentos, vale a mesma regra: quanto mais itens, menos quantidade de cada um deles. “Em média, calculamos 150 g de arroz, 150 g de batatas, 100 g de legumes e 70 g de farofa por pessoa”, diz a banqueteira.

Para a bebida não faltar

Outro pesadelo de quem organiza a ceia: e se não tiver bebida o suficiente para todo mundo? Além do número de convidados, é o menu que indica mais a quantidade a comprar. “Depende muito de conhecer o que sai mais entre seus convidados”, explica Atrib.

Para bebidas não alcoólicas (como água, suco e refrigerantes), o cálculo costuma ser de 400 ml por pessoa. Já cervejas em lata, três ou quatro latas por convidado. “Se você for servir espumante, cerveja e vinho, conte uma garrafa de espumante e de vinho para cada três pessoas”.

Para não ficar o dia inteiro cozinhando

Quem dá a festa quase nunca se diverte, mas isso não precisa ser o caso neste Natal. Pratos que podem ser preparados com antecedência são uma maneira de driblar a correria no dia do evento – e, quando se está recebendo muita gente, uma maneira de adiantar o trabalho. “Tortas e quiches congelam bem, e bem descongeladas e corretamente aquecidas ficam perfeitas, assim como assados, farofa sem ovos e muitas sobremesas”, diz. Massas recheadas com molho e cuscuz marroquino, que podem ser adaptados para ceias com poucos ou muito convidados, também são boas opções.