Topo

Como evitar as seis situações que deixam todo mundo em pânico na ceia

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

14/12/2017 04h00

No fim de ano, até quem não é muito de festa costuma receber os amigos e os parentes em casa – seja para a grande ceia, seja para alguma celebração mais arrumada ou uma festa antes de todo mundo viajar. E aí começa a lista de dúvidas dos anfitriões de ocasião: será que tem prato e copo para todos? E se acabar o gelo ou o gás no fogão? 

Para não passar nervoso, confira abaixo como solucionar estas e outras dúvidas – e aproveite as festas com mais tranquilidade.

Leia também:

1 – Quando os convidados ficam espremidos

OK, “calor humano” é um fator importante nas festas de fim de ano, mas muita gente em pouco espaço não rende um bom evento. Antes de fazer a lista de convidados, pense em como você vai acomodar todo mundo. Leve em consideração, por exemplo, que pessoas de mais idade vão precisar de um lugar para se sentar e que convidados com bebês necessitam de um espaço para trocar fraldas ou amamentar com tranquilidade.

2 – Quando não tem espaço para todos na mesa

Claro, banquetes como aqueles das fotos publicitárias e dos filmes são um sonho – mas, na vida real, quem tem espaço para uma mesa daquele tamanho em casa? Nesse caso, investir em uma mesa de canapés e salgadinhos é uma boa ideia para quem vai enfrentar o combo “muita gente + pouco espaço”.

Outra ideia para uma ceia foque no serviço à americana, com pratos que não precisam ser cortados – tipo risotos, nhoques ou picadinho. Assim, os convidados não precisam lidar com garfo e faca ao sentar com o prato no colo. Menos sujeira, menos incômodo, todo mundo sai ganhando. 

3 – Quando acaba o gás de cozinha ou o ingrediente especial da receita

Muita gente guarda as receitas mais elaboradas dos livros de receitas para o fim de ano – e a falta de prática resulta em alguns desastres na cozinha: ficar sabendo na última hora que a carne precisava passar a noite na marinada, precisar apelar para os vizinhos por uma xícara de açúcar, ou acabar o gás do botijão enquanto o bolo está no forno.

Prevenção é a chave para evitar dor de cabeça: leia atentamente a receita bem antes do dia do preparo para saber o que precisa ser comprado e os passos mais complexos. Se for preciso, sublinhe as partes mais importantes. Separe de antemão as formas e as travessas – e verifique com antecedência se elas cabem no seu forno. E deixe um botijão de gás já reservado para qualquer eventualidade.

4 – Quando não tem espaço na geladeira para as bebidas

Nesse caso, tanque de roupa, baldes e bacias cheias de gelo para o resgate! Só não esqueça de colocar as bebidas para gelar no mínimo duas horas antes do começo da festa.

5 – Quando tem vinte garrafas e ninguém sabe onde está o abridor

Ou o saca-rolhas. Ou o pegador de gelo. Faça uma lista dos itens pequenos, mas que fazem a diferença na festa, tais como colheres de servir sorvete, abridores de garrafa, porta-guardanapos, palitos de dente e fósforos para acender o fogão (nunca se sabe se o acendedor vai dar chabu justo no dia da festa). Deixe tudo à mão e, se preciso, arranje mais de um. Comprar guardanapos e descartáveis extras também nunca é demais.

6 – Quando tem alguém precisando de um curativo (ou de carona)

Cole na porta da geladeira (ou outro local bem visível) uma lista com os seguintes telefones: da entrega de gelo 24 horas na sua região (algumas empresas disponibilizam este serviço, especialmente no fim de ano), da distribuidora de gás, do ponto de táxi e do pronto-socorro mais próximo. E mantenha por perto uma caixa de primeiros socorros - acidentes na cozinha sempre acontecem, e sempre vai ter alguém precisando de um remédio para dor de cabeça ou cólicas, ou ainda de sal de frutas.