Topo

Como calcular a quantidade certa de carne e cerveja no churrasco

Getty Images
Imagem: Getty Images

Paty Moraes Nobre

Colaboração para o UOL

24/02/2018 04h00

O churrasco é na sua casa e você se comprometeu a comprar tudo para depois dividir a carne e a conta com o pessoal? Ou você é o dono da festa e quer surpreender seus convidados oferecendo aquele churras que só você sabe fazer?

A única coisa que não pode acontecer é errar na hora de calcular a quantidade certa de carne e cerveja por pessoa.

Veja também:

Quantidade de carne

"No churrasco doméstico para os amigos, geralmente, fica-se em torno da grelha da churrasqueira por até 3h desde a preparação até o final da festa. Nesse período, cada pessoa come uma média de 400g de carne", explica Felipe Aversa, diretor de operação da Churrascada, festival pioneiro de churrasco no Brasil.

A chef Paula Labaki, curadora de grandes festivais de churrasco, como o Meatland, que atrai mais de mil pessoas de todo o país, também tem seu cálculo na ponta do lápis, porque, segundo ela, "é imperdoável".

De acordo com Paula, há algumas diferenças entre os tipos de carne:

  • Linguiça: 50g por pessoa
  • Carnes branca e vermelha sem osso: 450g por pessoa
  • Carnes branca e vermelha com osso: 585g (30% é o peso do osso)

Espetinhos: variação e economia

Rodrigo Pelicano, que realiza cerca de quatro eventos gastronômicos por mês e trabalha com carne há 25 anos, prefere apostar no mix de carnes e vegetais em forma de espeto. "Uma seleção de cinco opções de carnes (carne vermelha, frango, linguiça, kafta e coração) acompanhadas de batatas, cebolas e pimentões, por exemplo, fazem do churrasco mais completo e mais econômico para quem não pretende gastar muito, com uma peça de picanha, por exemplo". Neste caso, sugere o profissional, a conta é báscia: meio quilo de espetos variados servem bem uma pessoa.

Sugestão de espeto barato: aposte no espeto de cubos de medalhão de frango, bacon, cebolas e pimentões.

Fuja da "linguiça dinamite"

"Eu fujo quando vejo as 'linguiças dinamite', vermelhas com o escrito 'apimentada' no rótulo que ninguém consegue comer. Opte pelas linguiças artesanais calaberesas de receita italiana, que são condimentadas, porém, mais saborosas", indica Pelicano.

Sobrou carne?

Se faltar carne não tem perdão, o ideal também é não sobrar, "mas é bom frisar que nenhum alimento é lixo. A carne que não for aproveitada no churrasco pode servir de ingrediente para um risoto ou um molho para uma massa no dia seguinte", sugere a chef. Isso se a sobra for pouca, né, gente? Haja espaço na geladeira para quilos de carne, principalmente se já tiverem sido abertas.

Dicas: vá com calma na hora H. Só abra as embalagens de acordo com o consumo. Mas, no caso de carnes marinadas e temperadas com antecedência, faça um pratinho para o vizinho, coitado, que ficou sentindo o cheiro do seu churrasco e não pode participar.

Quantidade de cerveja

Coadjuvante de grande importância no churrasco, a cerveja é mais simples de calcular: uma média de 5 latinhas ou 5 long necks servem muito bem uma pessoa por um período de três horas. "Mas, em um evento de 10h como a Churrascada, por exemplo, uma pessoa pode comer 1,6kg de carne e beber 12 long necks de cerveja", calcula Felipe.

Alerta do clima

Última dica: fique também de olho na previsão do tempo. "No calor, as pessoas comem menos e bebem mais cerveja. Já no frio, o mais comum é aumentar o consumo de carne e de bebidas como caipirinha e bourbon", alerta Felipe.

Homem x mulher:

E será que tem guerra dos sexos também no churrasco? "Hoje em dia, não vejo mais isso de diferença de consumo. É natural o homem ter mais fome, mas, por outro lado, a mulher também está mais à vontade para beber em festas. O consumo está cada vez mais equilibrado", garante Felipe.

"A única diferença que observo é que mulheres preferem frango e, os homens, carne vermelha", finaliza Paula.