Topo

3 opções de peixe na brasa para não desprezar a churrasqueira na Páscoa

Rafael Soares
Imagem: Rafael Soares

Paty Moraes

Colaboração para Universa

30/03/2018 04h00

Por motivos religiosos ou não, a Semana Santa se tornou uma grande oportunidade para trocar a carne vermelha pelo peixe. A variedade aumenta, os preços ficam muito mais atrativos e só se fala em bacalhau.

A pior dica para este feriado prolongado de Páscoa deve ser um churrasco, né? Ou não!

Veja também

“O maior medo dos churrasqueiros é que a carne se despedace ao ser manipulada na churrasqueira, já que as fibras do peixe são bem mais delicadas do que as da carne vermelha”, explica o chef Helvécio Maciel, que há 28 anos trabalha com peixes, carnes exóticas e de caça. “No entanto, é importante lembrar que muitos peixes são sempre uma ótima escolha por serem leves, ricos em proteína, ferro e ômega 3. Além disso, um peixe bem executado faz uma bela apresentação na mesa”, opina o chef.

peixe na brasa - Rafael Soares - Rafael Soares
Imagem: Rafael Soares

Tipos de peixes: prefira os peixes com boa cobertura de gordura e carne firme. De água salgada, tainha, sardinha, dourado, atum e vermelho cioba são as melhores opções. De água doce, prefira tucunaré, pacu, caranha, tambaqui e pirarucu.

Acompanhamentos: um bom mix de folhas, vinagretes com um toque cítrico (por exemplo, com limão siciliano), farofa, banana da terra, creme de alho, legumes braseados e arroz branco.

Depois dessas dicas, que tal seguir a tradição da Semana Santa sem abandonar o tradicional churrasco de todo santo feriado?

Aprenda 3 opções de peixe na brasa para não desprezar a churrasqueira na Páscoa:

Tambaqui recheado, por Helvécio Maciel

Preparo: Lave o peixe com água e limão. Tire as vísceras do tambaqui e recheie com 5 dentes de alho processados com sal, um tomate picado, uma cebola roxa picada, um pimentão vermelho ou amarelo picado, 200 g de farofa, salsinha e costure. Regue com azeite e coloque na grelha por aproximadamente 30 minutos com uma temperatura interna de 51ºC a 53ºC.  Prefira deixar as escamas e o couro, que, quando escurecem e se soltam, são um sinal de que o peixe está no ponto.

Sardinha na brasa, por Anderson Amar

Dica: “A sardinha na brasa está em alta e tem preço acessível. Prefira as frescas, com guelras avermelhadas e olhos brilhantes. Não é necessário limpar para não ressecá-las durante o preparo. Come-se tudo, mesmo”, orienta o churrasqueiro.

Preparo: Passe sal por fora, coloque na grelha de peixe para assar dos dois lados por uns 5 minutos de cada lado, tomando cuidado para a brasa não ficar muito forte e queimar o peixe. Ao servir, retire um filé de cada lado e dispengrese o interior, também chamado de “barrigada”. Em Portugal, come-se também a cabeça.

Tainha grelhada com bacon artesanal, por Rafael Soares

Preparo: Compre tainhas limpas e abertas para rechear. Coloque fatias de bacon sobre os dois lados do peixe, mas antes faça cortes diagonais para o aroma do bacon penetrar. Tempere por dentro com azeite, sal, alho em pasta e pimenta do reino a gosto. Leve à grelha por cerca de 30 a 40 minutos. Arroz de coco e farofa de banana harmonizam bem com a receita.