Topo

Restaurante galês rejeita estrela Michelin para "priorizar a família"

Checkers - Divulgação
Checkers Imagem: Divulgação

Do UOL

27/09/2018 11h34

No mundo da cozinha, ter estrelas do Guia Michelin é um verdadeiro prestígio. Mas a visibilidade que vem com esse prêmio não parece ser vantagem para todo mundo que administra um restaurante.

Este é o caso do Checkers, na cidade de Montgomery (País de Gales). Os sócios Stephane Borie, Sarah Francis e Kathryn Francis decidiram rejeitar a honraria em nome da família. O casal Stephane e Sarah têm três filhos, enquanto Kathryn tem dois.

Veja também

Kathryn Francis, Sarah Francis e Stephane Borie - Divulgação - Divulgação
Kathryn Francis, Sarah Francis e Stephane Borie
Imagem: Divulgação

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Sarah contou que não sabe como consegue, desde 2011 - quando estrearam no prestigiado guia -, cuidar das crianças apesar dos turnos e trabalho até tarde. "Tem sido uma alegria ter a estrela, mas para nós vale mais levar o negócio em outra direção e colocar a família em primeiro lugar", diz.

Prato servido no antigo Checkers - Divulgação - Divulgação
Prato servido no antigo Checkers
Imagem: Divulgação

O restaurante será reinaugurado em novembro como Checkers Pantry e vai abrir somente no café da manhã e almoço.

Outros casos

Em 2016, o chef belga Frederick Dhooge, do restaurante Huis van Lede, devolveu o prêmio do guia Michelin para "ser livre na cozinha". Em 2017, o chef francês Sébastien Bras, dono do Le Suquet, em Laguiole, também rejeitou suas três estrelas pelo mesmo motivo.