Topo

Ovo de Páscoa de empada: conversamos com o baiano criador da iguaria

Empada de Páscoa: invenção de cozinheiro baiano dividiu as redes sociais  - Reprodução/Instagram
Empada de Páscoa: invenção de cozinheiro baiano dividiu as redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram

Denise de Almeida

Do UOL

02/04/2019 12h07

A criatividade do brasileiro não tem limites e a Páscoa está aí pra provar isso. Uma empada que pesa mais de meio quilo e tem o singelo formato de ovo invadiu as redes sociais -- e o coração de muita gente.

"Oi, amigas, acabei de fazer um ovo de empada". Com essas palavras e quatro fotos da iguaria, o estudante de gastronomia Breno Sodré Nunes, 22, conquistou 51 mil likes no Twitter e recebeu 60 encomendas. "Sessenta porque eu parei de pegar, porque eu não tenho como produzir tudo. Eu trabalho sozinho", revela.

Breno Sodré, ou simplesmente Breno da Empada. "Eu não tinha intenção de vender nem nada", conta - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Breno Sodré, ou simplesmente Breno da Empada. "Eu não tinha intenção de vender nem nada", conta
Imagem: Reprodução/Instagram

A saga do ovo de empada começou com uma brincadeira. Uma amiga sugeriu que o rapaz, conhecido como Breno da Empada, fizesse o salgado com o formato de ovo.

Breno aceitou o desafio e foi procurar uma assadeira apropriada. Nasceu assim o novo hit das redes sociais.

O baiano publicou a primeira imagem da sua criação na sexta-feira, dia 29, e ficou famoso do dia para a noite. "Eu não tinha intenção de vender nem nada", conta.

Quatro dias depois, o número de seguidores dele no Instagram passou de cerca de 2.400 para quase 8 mil pessoas. E foi por seu perfil no Instagram que ele começou a receber os pedidos.

O ovo, que pesa aproximadamente 600g, foi anunciado por R$ 32. Já as empadas normais da Empada do Breno custam R$ 4.

Versão de empada de Páscoa sabor leite condensado - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Versão de empada de Páscoa sabor leite condensado
Imagem: Reprodução/Instagram

Foi uma tia de Breno quem ensinou a ele a arte de produzir empadas e ele se dedica a isso desde 2012, com alguns intervalos na carreira. Ele conta que a tia, chamada Evane, riu da invenção do rapaz: "menino, o que você vai fazer com isso?", mas o apoiou, assim como o resto da família.

Para agradar a todos os paladares, o estudante também lançou uma versão com recheio doce, com leite condensado. "Quando ele assa, fica como se fosse virar doce de leite, então cria uma casquinha de leite condensado mais escura". A massa é salgada mesmo.

Mas a criatividade do inventor da empada de Páscoa não para por aí. "Agora eu quero criar a empada-refeição. Vai ter meio quilo e farei de vários sabores", adianta o cozinheiro.