Topo

É coisa nossa: 8 pratos deliciosos para redescobrir o Brasil à mesa

Do UOL

22/04/2019 04h00

Apesar de a feijoada ser o prato brasileiro mais conhecido mundialmente, nossa culinária vai muito além, variando de região para região. Há o churrasco de chão no Sul, o pato no tucupi no Norte, o tutu de feijão no Sudeste, entre tantos outros.

No dia do Descobrimento do Brasil, selecionamos algumas receitas típicas, ou feitas com ingredientes essencialmente brasileiros, que hoje fariam a esquadra de Cabral ficar por aqui mais tempo, se deleitando à mesa.

Acarajé

Miniacarajé - Rota do Acarajé - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O bolinho de feijão fradinho recheado com caruru, vatapá e camarão seco saiu dos terreiros de candomblé para fazer a alegria de brasileiros e turistas de todas as crenças.

Barreado

Barreado - Leonardo Soares/UOL - Leonardo Soares/UOL
Imagem: Leonardo Soares/UOL

Cozido lentamente dentro da panela de barro lacrada com farinha, esse ensopado de carne típico da cidade de Morretes, no Paraná, tem origem portuguesa, mas replicado e adaptado há mais de 300 anos já virou símbolo da culinária local.

Pastel de feira

Pastel de feira - Barraca de pasteis Chinen - Paulo Bau/UOL - Paulo Bau/UOL
Imagem: Paulo Bau/UOL

Em nenhum outro lugar do mundo se faz pastel como o nosso de feira, com massa fina, crocante, recheada e frita. Se vier acompanhado com caldo de cana, melhor ainda.

Tutu de feijão

Tutu de feijão - Cozinha Experimental Nestlé - Meca/Divulgação - Meca/Divulgação
Imagem: Meca/Divulgação

Nascido com os bandeirantes e sua culinária caipira, o tutu se espalhou para Minas Gerais e todo o interior do país, quase sempre acompanhado por carne de porco.

Arroz de carreteiro

Arroz carreteiro - Alexandre Schneider/Divulgação - Alexandre Schneider/Divulgação
Imagem: Alexandre Schneider/Divulgação

Aqui está outro prato típico da chamada cozinha caipira brasileira, que, apesar de hoje ser servido com outros acompanhamentos, nasceu como prato completo para alimentar os tropeiros.

Tacacá

Tacaca - Efraim José/Divulgação - Efraim José/Divulgação
Imagem: Efraim José/Divulgação

Preparado com caldo de tucupi, camarão seco, jambu e goma de tapioca, esse caldo de sabor potente é consumido diariamente nas ruas do Pará, apesar de ser pouco conhecido fora da região Norte. Vale experimentar.

Pudim de tapioca com calda de açaí

Pudim de tapioca - Alexandre Schneider/Divulgação - Alexandre Schneider/Divulgação
Imagem: Alexandre Schneider/Divulgação

Um dos muitos subprodutos da mandioca, um dos poucos ingredientes autóctones do Brasil, a tapioca dá origem a diversos pratos doces e salgados. Delicie-se com este, que ainda leva açaí, fruto da terra que já ganhou o mundo.

Brigadeiro

Brigadeiro quente - Bella Cardim/Divulgação - Bella Cardim/Divulgação
Imagem: Bella Cardim/Divulgação

Claro que não podia faltar nosso docinho mais querido nessa lista de delícias típicas do País. Preparado de Norte a Sul, ele nasceu em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, que ficou menos marcado na história do Brasil do que o doce.