Topo

Receitas de Cozinha Típica


É coisa nossa: 8 pratos deliciosos para redescobrir o Brasil à mesa

Do UOL

2019-04-22T04:00:00

22/04/2019 04h00

Apesar de a feijoada ser o prato brasileiro mais conhecido mundialmente, nossa culinária vai muito além, variando de região para região. Há o churrasco de chão no Sul, o pato no tucupi no Norte, o tutu de feijão no Sudeste, entre tantos outros.

No dia do Descobrimento do Brasil, selecionamos algumas receitas típicas, ou feitas com ingredientes essencialmente brasileiros, que hoje fariam a esquadra de Cabral ficar por aqui mais tempo, se deleitando à mesa.

Acarajé

Divulgação
Imagem: Divulgação

O bolinho de feijão fradinho recheado com caruru, vatapá e camarão seco saiu dos terreiros de candomblé para fazer a alegria de brasileiros e turistas de todas as crenças.

Barreado

Leonardo Soares/UOL
Imagem: Leonardo Soares/UOL

Cozido lentamente dentro da panela de barro lacrada com farinha, esse ensopado de carne típico da cidade de Morretes, no Paraná, tem origem portuguesa, mas replicado e adaptado há mais de 300 anos já virou símbolo da culinária local.

Pastel de feira

Paulo Bau/UOL
Imagem: Paulo Bau/UOL

Em nenhum outro lugar do mundo se faz pastel como o nosso de feira, com massa fina, crocante, recheada e frita. Se vier acompanhado com caldo de cana, melhor ainda.

Tutu de feijão

Meca/Divulgação
Imagem: Meca/Divulgação

Nascido com os bandeirantes e sua culinária caipira, o tutu se espalhou para Minas Gerais e todo o interior do país, quase sempre acompanhado por carne de porco.

Arroz de carreteiro

Alexandre Schneider/Divulgação
Imagem: Alexandre Schneider/Divulgação

Aqui está outro prato típico da chamada cozinha caipira brasileira, que, apesar de hoje ser servido com outros acompanhamentos, nasceu como prato completo para alimentar os tropeiros.

Tacacá

Efraim José/Divulgação
Imagem: Efraim José/Divulgação

Preparado com caldo de tucupi, camarão seco, jambu e goma de tapioca, esse caldo de sabor potente é consumido diariamente nas ruas do Pará, apesar de ser pouco conhecido fora da região Norte. Vale experimentar.

Pudim de tapioca com calda de açaí

Alexandre Schneider/Divulgação
Imagem: Alexandre Schneider/Divulgação

Um dos muitos subprodutos da mandioca, um dos poucos ingredientes autóctones do Brasil, a tapioca dá origem a diversos pratos doces e salgados. Delicie-se com este, que ainda leva açaí, fruto da terra que já ganhou o mundo.

Brigadeiro

Bella Cardim/Divulgação
Imagem: Bella Cardim/Divulgação

Claro que não podia faltar nosso docinho mais querido nessa lista de delícias típicas do País. Preparado de Norte a Sul, ele nasceu em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, que ficou menos marcado na história do Brasil do que o doce.

Mais Receitas de Cozinha Típica