Topo

Dia do Hambúrguer: veja dicas para fazer um delicioso hambúrguer caseiro

iStock
Imagem: iStock

Juliana Bianchi

Colaboração para o UOL

28/05/2019 04h00

Esqueça os hambúrgueres cheios de molhos, acompanhamentos e mil queijos diferentes. Para os verdadeiros amantes do sanduíche americano, simplicidade e qualidade dos ingredientes são os segredos da perfeição.

"O pão tem que ser leve e macio, a carne extremamente suculenta e o queijo, ter aquele puxa legal. Mais que isso, só uma rodela de tomate, uma folha de alface e um pouco de maionese feita na hora", afirma Guillermo Teran, gerente de gastronomia da Lanchonete da Cidade.

Ponto de partida, o blend de carnes deve ser preparado com 25% a 30% de carne com alto teor de gordura. Mas esqueça receitas que levam algo além da carne bovina. Para os puristas, misturas que contenham até mesmo bacon ou linguiça não podem ser consideradas hambúrguer. "Tá mais para almôndega", brinca Teran.

O cozimento pode ser feito na chapa ou grelha bem quentes "para selar por fora e não deixar escapar os sucos", indica. O fundamental é não deixar passar do ponto e não mexer excessivamente a carne. "Duas viradas são suficientes para garantir a casquinha dos dois lados."

Para hambúrgueres parrudos, de 180g, o tempo ideal de cozimento são três a quatro minutos de cada lado. Enquanto os "smash", de 110g a 120g, ficam prontos em apenas um minuto e meio.

Agora que você já pegou as dicas básicas, está na hora de colocar os ensinamentos em prática. Veja abaixo algumas receitas para testar com os amigos e tirar suas próprias conclusões.

Hambúguer Mão Santa

Hambúrguer Mão Santa, Receita do Luz, Câmera, Burger!  -  -

Três tipos de queijos e um molho especial são o segredo para criar o delicioso Hambúrguer Mão Santa.

Hambúrguer Chic Bombom

Hamburguer Chic Bombom - Divulgação/Ricardo D'Angelo - Divulgação/Ricardo D'Angelo
Imagem: Divulgação/Ricardo D'Angelo

Simplicidade acima de tudo é o lema deste hambúrguer da Lanchonete da Cidade. Para dar um toque de brilho, apenas cebola caramelizada.

Hambúrguer do Ema

Hamburger Ema - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Leva tartar de tomates, queijo francês e catchup picante esse hambúrguer de fraldinha e queijo brie criado pela chef Renata Vanzetto.

Hambúrguer Giotto 2.0

Burger Giotto - Dvulgação - Dvulgação
Imagem: Dvulgação

Queijo muçarela, cebola roxa e bacon são os acompanhamentos sugeridos para o respeitável Hambúrguer Giotto 2.0.

Hambúrguer com pão de queijo

Hamburguer de pão de queijo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O sabor característico do pãozinho brasileiro pode contribuir com o sabor do lanche. Teste a combinação de hambúrguer com pão de queijo e dê sua opinião.