Topo

Receitas doces ganham brilho extra com um toque alcoólico

Do UOL

08/07/2019 04h00

Se antes das refeições uma dose de batida, licor ou cachaça ajuda a abrir o apetite, na cozinha o uso das bebidas alcoólicas serve, na maior parte das vezes, apenas para acrescentar uma dose extra de aroma ou sabor à mistura.

Ao ser adicionado durante o preparo no fogo, o álcool em si acaba evaporando, restando apenas seu sabor característico. O que já é mais do que suficiente para embriagar de prazer as papilas gustativas. Selecionamos receitas com cinco bebidas diferentes para você descobrir qual a sua preferida.

Crepe suflê de laranja

Crepe de laranja - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Versão ainda mais saborosa e aerada do Crepe Suzette, esse crepe suflê de laranja leva licor de laranja no creme que recheia a sobremesa. Se sobrar, vale comer de colher.

Bolo de nozes com rum

Bolo de nozes - Rodrigo Azevedo/Divulgação - Rodrigo Azevedo/Divulgação
Imagem: Rodrigo Azevedo/Divulgação

Engana-se quem pensa que a bebida entrará na calda para umedecer esse clássico da confeitaria. Que nada. Nesta receita de bolo de nozes com rum, a bebida entra na própria massa do pão-de-ló.

Pipoca com caramelo de bourbon

Pipoca doce - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

O aromático whiskey americano, feito a base de cereais fermentados, traz um toque defumado à receita da pipoca com caramelo de bourbon.

Pudim de arroz escandinavo

Pudim de arroz - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Escolha uma vodca bem aromática para colocar nessa versão de pudim de arroz escandinavo. Assim, além de trazer leveza ela garantirá uma camada extra de brilho ao olfato.

Geleia de kiwi com cachaça

Geleia de kiwi - Leonardo Soares/UOL - Leonardo Soares/UOL
Imagem: Leonardo Soares/UOL

Se a ideia é ter um doce embriagante, pode esquecer. Todo o álcool irá evaporar durante o cozimento da geleia de kiwi com cachaça, ficando apenas o aroma. Portanto, escolha uma bebida de qualidade.