Receitas

Frango Sentado na Cerveja

Frango Sentado na Cerveja

Divulgação/Ed. Globo
Imagem: Divulgação/Ed. Globo

Jaime Oliver

Ingredientes

  • 1 frango grande com cerca de 1,5 Kg, caipira ou orgânico
  • 1 lata(s) de cerveja
  • 1 colher(es) de chá bem cheia de sementes de erva-doce
  • 1 colher(es) de chá de cominho em grão
  • 1 colher(es) de chá de páprica defumada
  • 1 colher(es) de chá bem cheia de açúcar mascavo
  • 1 colher(es) de chá rasa de pimenta vermelha
  • sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
  • óleo de oliva a gosto

Conversor de medidas

Fonte: Profood Solutions Consultoria de Restaurantes

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno ou a churrasqueira a 200°C. Deixe o frango fora da geladeira enquanto prepara o tempero. Soque as sementes de erva-doce e de cominho com um pilão e misture páprica, açúcar mascavo, pimenta vermelha em pó, sal e pimenta-do-reino. Junte 3 colheres (sopa) de óleo de oliva, formando uma pasta bem bonita.

Esfregue com ela o frango, por dentro e por fora, usando as mãos para chegar a todos os cantinhos. Abra a lata de cerveja e aproveite para tomar uns goles, deixando a lata meio cheia. Baixe a cavidade do frango sobre a lata aberta. Deve parecer que o frango está sentado na lata. Reconheço que não tem muita dignidade, mas, confie em mim: o resultado é delicioso.

Se usar a churrasqueira, mova estrategicamente uma pequena quantidade de carvões para os lados, sem ficar diretamente abaixo do frango. O calor deve irradiar em sua volta e assá-lo de todos os ângulos, não grelhá-lo. O mesmo princípio se aplica a outros assados.

Ponha com cuidado o frango, em posição sentada, sobre as barras da churrasqueira ou em uma travessa, no fundo do fogão. Deixe por 1 hora e 10 minutos a 1 hora e 30 minutos, até ficar bem douradinho e delicioso, e a carne separar-se do osso e os sucos saírem claros. Se isso não acontecer ? fornos e churrasqueiras têm pequenas diferenças ? deixe por mais algum tempo no fogo.

Quando estiver pronto, tire a lata e embrulhe o frango com papel alumínio e uma toalha - não muito apertados - enquanto você prepara verduras cozidas, uma salada e pãezinhos quentes para acompanhar. Mas, confie em mim: o gosto é tão bom que você não vai precisar de muita coisa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo