Receitas de Doces e Sobremesas

Mousse Suflê de Chocolate

Mousse Suflê de Chocolate

Divulgação
Imagem: Divulgação

Receita da chef Rita Lobo

Ingredientes

  • 200 grama(s) de chocolate meio amargo (no mínimo 50% de cacau)
  • Manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar
  • 4 ovos (em temperatura ambiente)
  • 1 colher(es) de sopa de rum
  • 1/4 xícara(s) de chá de açúcar
  • Creme de leite fresco para acompanhar
  • Açúcar de confeiteiro para decorar

Conversor de medidas

Fonte: Profood Solutions Consultoria de Restaurantes

Modo de preparo

Numa tábua, pique o chocolate em pedaços grandes. Transfira parauma tigela refratária grande e leve ao micro-ondas para derreter. O tempo pode variar, então, coloque para rodar de um em um minuto, até amolecer. Misture bem e deixe esfriar.

Unte com manteiga quatro ramequins (ou qualquer tigelinha refratária individual) e polvilhe com açúcar cristal. Tem que ser cristal: ele forma uma paredinha que serve de apoio para o suflê crescer

Leve ao congelador para firmar enquanto prepara o restante da receita (Se for servir como mousse, pode pular esta etapa. Não precisa nem untar nem polvilhar).

Separe as claras das gemas dos quatro ovos, que devem estar em temperatura ambiente. Junte o rum às gemas e, somente quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, misture a ele (se estiver quente, vai cozinhar as gemas).

Na batedeira, bata as claras até que tripliquem de volume. Para começar, deixe em velocidade baixa; assim que as claras começarem a espumar, junte metade do açúcar. Aumente a velocidade.

Quando as claras começarem a firmar, junte o restante do açúcar. Elas precisam estar firmes, mas não podem endurecer excessivamente. Junte 1/3 das claras ao chocolate e misture bem.

Incorpore o restante delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares de baixo para cima. Coloque a massa nos ramequins, limpe as bordas com papel-toalha e leve à geladeira por 24 horas. No dia seguinte, cerca de 10 minutos antes de assar a sobremesa, pre-aqueça o forno a 200°C (temperatura média-alta). Transfira os ramequins da geladeira para uma assadeira e leve ao forno por cerca de 15 minutos, até crescer. Decore com açúcar de confeiteiro e sirva a seguir com creme de leite fresco gelado para quem quiser regar o suflê, basta fazer um furo no centro.

*** Para servir como Musse, basta ficar três horas na geladeira


Receita do livro "Cozinha de Estar", de Rita Lobo (Ed. Paralela)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas de Doces e Sobremesas

Topo