Topo

Semifreddo de Mascarpone com Calda de Romã

Divulgação
Imagem: Divulgação

1440 min

8 porções

Ingredientes

Calda

  • sementes de duas romãs
  • 100 mililitro (ml) de xarope de Grenadine (xarope de romã)
  • 1 colher(es) de sopa de açúcar
  • 1 1/2 xícara(s) de chá de água

Pudim

  • 3 xícara(s) de chá de creme de leite fresco
  • 2 colher(es) de sopa de gelatina em pó
  • 1 colher(es) de sopa de água gelada para dissolver a gelatina
  • 12 gemas em temperatura ambiente
  • 1 1/2 colher(es) de chá de extrato ou essência de baunilha
  • 1 2/3 xícara(s) de chá de queijo mascarpone
  • 1/2 copo(s) de espumante ou vinho branco

Modo de preparo

Calda

Leve ao fogo o açúcar e a água até dissolver. Acrescente o xarope de grenadine e as sementes de romã. Deixe atingir o ponto de calda. Reserve.

Pudim

Em uma panela pequena misture 1 xícara de creme de leite com o pó da gelatina em fogo baixo, mexendo sempre, até a gelatina dissolver. Deixe esfriar completamente. Reserve.

Prepare uma tigela grande cheia com água gelada. Reserve.

Em uma tigela média de aço inoxidável, misture as gemas, 1 xícara de açúcar e a essência de baunilha. Coloque a tigela em banho-maria utilizando uma panela com 1 centímetro de água fervente e cozinhe em fogo moderado, mexendo com um batedor de arame constantemente até a mistura ficar espessa e clara. Ela é a base consistente do Semifreddo.

Bata esses ingredientes por 10 minutos até atingir a temperatura de 70°C. Se não tiver um termômetro, use os dedos para constatar a temperatura: ela deve ser quente, mas não suportada por muito tempo.

Ao final, coloque a tigela para esfriar na água gelada e siga batendo por mais três minutos. Deixe esfriar e reserve.

Use uma batedeira elétrica para bater as 2 xícaras de creme de leite restantes em velocidade média-alta até formar picos moles, como chantilly. Junte o mascarpone e o restante do açúcar. Junte 1/4 do chantilly com mascarpone à mistura de gemas usando uma espátula. Reserve na geladeira.
Derreta a gelatina restante no espumante (ou vinho branco) e misture aos 3/4 restantes do chantilly com mascarpone.

Misture o chantilly com gelatina ao creme de gemas resfriado. Use o batedor de arame e tenha cuidado de mexer até ficar homogêneo, da mesma cor e sem faixas.

Despeje em um molde de silicone ou forma de sua preferência espalhando de maneira uniforme. Cubra com filme plástico, pressionando-o diretamente sobre a superfície do semifreddo. Leve à geladeira por, ao menos, 24 horas. Ele deve ficar muito firme. Ao final, retire o semifreddo do molde com cuidado, balançando suavemente sobre uma travessa. Cubra com a calda de romã e sirva.

Receita do Hotel Frontenac
Av.: Dr. Dr. Paulo Ribas, 295, Campos do Jordão, SP
Tel: (12) 3669-1000