Topo

Lasanha de Cacau

Divulgação
Imagem: Divulgação

Ingredientes

Pasta de damasco

  • 4 xícara(s) de chá de damasco turco seco
  • 1 e 1/2 xícara(s) de chá de damasco azedo seco
  • 1/3 xícara(s) de chá de água

Farofa

  • 1 xícara(s) de chá de amêndoa crua com casca
  • 1 xícara(s) de chá de pistache cru descascado

Ganaches preto e branco

  • 1/2 quilo(s) de chocolate branco
  • 2 garrafa(s) de creme de leite fresco
  • 1/2 quilo(s) de chocolate ao leite

Massa de chocolate

  • 2 ovos
  • 1 colher(es) de sopa de cacau em pó
  • 1 e 1/2 xícara(s) de chá de farinha de trigo

Modo de preparo

Pasta de damasco

Coloque na panela de pressão os dois tipos de damascos, a água e leve ao fogo. Deixe por 15 minutos após pegar pressão. Retire da panela e bata no processador até obter uma pasta. Leve à geladeira e reserve.

Farofa

Torre o pistache no forno. Reserve. Leve a água para ferver e mergulhe as amêndoas rapidamente. Retire-as, descasque e corte ao meio. Leve ao forno para torrar.

Bata o pistache e a amêndoa torrados no processador até que fiquem em pequenos pedaços. Não bata demais para não virar pó. Reserve.

Ganaches preto e branco

Você deve preparar os chocolates separadamente. Corte os chocolates preto e branco em cubos, coloque cada um em vasilhas distintas que possam ir ao micro-ondas.

Derreta cada um dos chocolates no micro-ondas por três minutos e meio. Mexa para ajudar a derreter os pedaços ainda restantes e leve ao aparelho por mais um minuto.

Adicione uma garrafa de creme de leite em cada um dos chocolates derretidos. Misture tudo até obter um creme homogêneo. Reserve.

Massa de chocolate

Misture todos os ingredientes e sove até formar uma massa uniforme. Passe a massa pelo cilindro várias vezes até obter uma massa lisa e fina, ou abra com um rolo de massa o mais fina possível.

Corte em quatro partes iguais, de maneira que cubra toda a assadeira em que vai montar a lasanha. Com muito cuidado, leve a massa para cozinhar em água fervente por um minuto e 40 segundos.

Retire da água quente, e delicadamente, passe pela água em temperatura ambiente rapidamente. Seque cada parte com papel-toalha e inicie a montagem.

Montagem
Cubra o fundo da assadeira com uma parte de massa e sobre ela, coloque o ganache preto. Cubra com outra folha da massa cozida e acrescente outra camada de ganache preto e sobre ela, a pasta de damasco.

Coloque a terceira tira de massa cozida, cubra-a com ganache branco e salpique a farofa de pistache e amêndoas até cobrir tudo. Coloque a quarta tira de massa cozida e cubra-a com mais ganache branco. Leve á geladeira e deixe resfriar por 24 horas.

No dia seguinte, faça duas camadas grossas com ganache branco e preto e decore. Sirva gelada.

Receita da Rotisseria Sada Cuisine
Rua Joinville, 314, São Paulo, SP
Tel.: (11) 2366 9101 / 4328 9101