Topo

Pudim de Arroz Escandinavo

Divulgação
Imagem: Divulgação

25 min

12 porções

Ingredientes

  • 1 laranja bahia
  • 1 1/2 xícara(s) de chá de arroz
  • 1 pacote(s) de mistura líquida para pudim (500 g)
  • 5 colher(es) de sopa de vodca
  • 400 grama(s) de cerejas frescas
  • 1/2 xícara(s) de chá de açúcar

Modo de preparo

Retire raspas da casca da laranja (com cuidado para não raspar a parte branca) e leve para cozinhar em fogo alto junto com o arroz e 2 e ½ xícaras de chá de água. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe com a panela semi-tampada por 15 minutos ou até a água secar.

Enquanto o arroz cozinha, esprema o suco da laranja. Assim que o arroz estiver no ponto (cozido, mas ainda firme), desligue o fogo e despeje o suco da laranja. Tampe a panela e deixe os grãos absorverem o suco, descansando por dez minutos.

Na mesma panela, acrescente a mistura para pudim e ligue o fogo novamente. Cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, por 15 minutos ou até obter um ponto de arroz-doce cremoso. Desligue o fogo, junte a vodca e misture bem.

Passe para uma forma de pudim (21 cm de diâmetro) e deixe o pudim de arroz descansando por 15 minutos. Leve à geladeira por, pelo menos, uma hora.

Enquanto isso, prepare a calda: corte as cerejas ao meio e retire as sementes. Leve-as ao fogo alto, e mexa-as até que soltem um pouco do caldo. Junte o açúcar e ¼ de xícara de chá de água. Cozinhe por oito minutos ou até obter o ponto de calda (fio fino). Retire do fogo e espere esfriar.

Desenforme o pudim e sirva-o acompanhado da calda fria.

* Faça outras caldas, como de maçã cortada em cubinhos ou de figos cortados em oito partes, seguindo a mesma receita da calda de cereja.

*Se preferir, faça uma calda com damascos secos: cozinhe 400 g de damascos picados em 1 xícara de chá de água com ½ xícara de chá de açúcar, até os damascos ficarem macios e a calda em ponto de fio fino.

Receita da Cozinha Experimental Fleischmann