Topo

Ovo de Chocolate com Recheio de Chocolate Maltado

Rodrigo Capote/UOL
Imagem: Rodrigo Capote/UOL

60 min

1 porções

Ingredientes

Recheio

  • 320 grama(s) de chocolate amargo
  • 1/2 xícara(s) de chá de creme de leite fresco

Ovo de chocolate

  • 200 grama(s) de chocolate ao leite
  • 1/2 xícara(s) de chá de flocos de chocolate maltado*

Modo de preparo

Recheio

Primeiro, derreta o chocolate em banho-maria. Depois, despeje o creme de leite no chocolate derretido e misture até obter uma massa homogênea. Reserve em local fresco, sem refrigerar.

Ovo de chocolate

Comece derretendo o chocolate em banho-maria. Em seguida, coloque 2/3 do chocolate derretido sobre uma superfície de mármore ou pedra não porosa fria. Mantenha a massa de chocolate em movimento com uma espátula, espalhando-o sem parar. Proceda desta forma até que o chocolate fique espesso (ou na temperatura de 27 ºC).

Misture o chocolate espesso ao restante de chocolate derretido e bata vigorosamente até obter uma textura homogênea. Após, despeje o chocolate temperado na forma. Vire a forma para tirar o excesso e limpe muito bem as bordas com uma espátula.

Disponha a forma virada para baixo em uma superfície revestida com papel-manteiga e leve à geladeira até que o chocolate endureça, fazendo assim a primeira camada. Faça a segunda camada da mesma forma e leve à geladeira para endurecer. Quando a segunda camada estiver firme, encha o ovo com o recheio e espalhe por cima os flocos de chocolate maltado (evitando misturar demais).

Cubra com cuidado com o restante de chocolate temperado. Limpe muito bem as bordas com a ajuda de uma faca e leve à geladeira por cerca de 25 minutos para endurecer.

Desenforme e decore da maneira desejada.

*Nesta receita, a chef utilizou Ovomaltine

Receita da doceria La Vie en Douce