Topo

Lox de Salmão

Tadeu Brunelli/Divulgação
Imagem: Tadeu Brunelli/Divulgação

12 porções

Ingredientes

  • 1 filé(s) de salmão de 1,5 kg, com a pele
  • 2 1/2 xícara(s) de chá de sal grosso moído
  • 1 1/2 xícara(s) de chá de açúcar mascavo
  • 1 colher(es) de sopa de pimenta-do-reino em grãos
  • 1 colher(es) de sopa de semente de coentro
  • 1 colher(es) de sopa de semente de mostarda
  • 1 colher(es) de sopa de semente de zimbro

Modo de preparo

Limpe o filé de salmão, retirando todas as espinhas com a ajuda de uma pinça. Mantenha a pele do peixe, mas retire todas as escamas.

Em uma tigela, misture o sal, o açúcar e os temperos (as quantidades dos temperos podem variar conforme seu gosto).

Selecione uma travessa grande e alta o suficiente para colocar o peixe todo com algum espaço de folga. Caso você não possua essa travessa, é possível cortar o filé na metade para fazer a receita.

Distribua no fundo da travessa uma camada da mistura de sal e açúcar e, por cima, disponha o filé com a pele virada para baixo. Junte o restante da mistura de sal e açúcar, cobrindo toda a superfície do filé e pressionando bem para aderir ao peixe.

Cubra com filme plástico ou com uma tampa bem fechada e leve à geladeira por 24 horas. No dia seguinte, drene o liquido que sair do peixe, vire o filé ao contrário e deixe por mais 12 horas.

Passadas 36 horas, é hora de checar se o peixe já está curado a seu gosto. Quanto mais curado, mais firme fica o peixe e menos semelhante ao salmão cru. Com uma faca afiada retire uma fatia fina do filé. Lave em água corrente e experimente verificando a textura e o sabor.

Retire o filé da travessa, lave-o em água corrente para retirar a mistura de cura e seque bem, com a ajuda de papel-toalha. Embale bem em filme plástico e guarde na geladeira por até 7 dias ou no freezer por 90 dias. Na hora de consumir, solte o filé da pele com a ajuda de uma faca, e faça fatias finas. Sirva com cebola roxa em tiras, limão e alcaparra.

* Caso o filé ainda não esteja curado o suficiente após o período recomendado, vire-o novamente e deixe curando por mais tempo. Recomenda-se checar a cada seis horas para verificar o ponto do peixe.

Receita do restaurante Lox Deli