Receitas de Acompanhamentos

Escondidinho de Carne de Panela

Escondidinho de Carne de Panela

Tadeu Brunelli/UOL
Imagem: Tadeu Brunelli/UOL

Receita de Gustavo Rigueiral do Chef à Porter

Ingredientes

Purê

  • 3 batatas médias
  • sal a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Carne

  • 4 colher(es) de sopa de azeite de oliva
  • 2 cebolas pequenas bem picadas
  • 3 dente(s) de alho amassados
  • 300 grama(s) de músculo bovino cortado em cubos pequenos
  • 2 garrafa(s) de 355 ml de cerveja preta
  • tomilho a gosto
  • alecrim a gosto
  • queijo meia cura ralado a gosto

Conversor de medidas

Fonte: Profood Solutions Consultoria de Restaurantes

Modo de preparo

Purê

Coloque as batatas em uma panela com dois litros de água fervendo. Cozinhe-as por 15 a 20 minutos ou até que sua pele comece a se romper naturalmente. Escorra-as e com a ajuda de um pano seco e uma pequena faca, descasque-as simplesmente puxando sua pele, que se soltará facilmente.

Passe as batatas ainda quentes por um espremedor, repetindo o processo duas vezes para obter um purê lisinho, firme e sem grumos.

Coloque o purê de batatas em uma panela e o aqueça lentamente, acrescentando sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Use um fuet ou batedor para incorporar à mistura, garantindo um purê leve e fofinho. Reserve-o aquecido, até o momento de montar o prato.

Carne

Em uma frigideira, aqueça o azeite, adicione a cebola e frite por alguns minutos, até que fique dourada. Incorpore o alho e frite mais um pouco, até que ele também fique dourado. Neste momento, acrescente a carne, selando-a por alguns minutos, até que todos os pedaços fiquem com uma leve crosta caramelizada. Agregue a cerveja e as ervas aromáticas.

Deixe cozinhar, em fogo médio, de 10 a 15 minutos, até a carne ficar macia e o molho reduzir de volume, ganhando uma textura aveludada, cor escura e perfume intenso. Na hora de montar, faça um camada generosa de purê de batatas na base, cubra com a carne e complete com mais uma camada de purê.

Cubra tudo com queijo meia cura ralado para finalizar e use um maçarico para dourar o queijo e fazer a casquinha crocante. Se não tiver maçarico, gratine o queijo em forno preaquecido a 200 ºC por cinco minutos ou até que fique bem dourado e crocante. Sirva na sequência, com o queijo ainda borbulhando e estalando.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas de Acompanhamentos

Topo