Receitas de Tortas

Torta de maçã

Torta de maçã

Bruno Geraldi
Imagem: Bruno Geraldi

Ingredientes

Massa

  • 8 xícara(s) de chá de farinha de trigo gelada
  • ½ colher(es) de chá de sal
  • ¼ xícara(s) de chá de farinha de trigo gelada para polvilhar
  • 3 tablete(s) de manteiga sem sal gelada, cortada em retângulos
  • 1 xícara(s) de chá de água gelada
  • ½ xícara(s) de chá de vinagre de maçã gelado

Recheio

  • 2 xícara(s) de chá de água
  • 3 colher(es) de sopa de suco de limão
  • 10 maçãs tipo gala
  • 8 colher(es) de sopa de açúcar
  • 4 colher(es) de chá de tapioca
  • ½ colher(es) de chá de canela em pó
  • 1/8 colher(es) de chá de noz-moscada, de preferência ralada na hora
  • 2 colher(es) de sopa de manteiga gelada cortada em cubos

Montagem

  • 1 ovo
  • açúcar refinado para polvilhar

Conversor de medidas

Fonte: Profood Solutions Consultoria de Restaurantes

Modo de preparo

Massa

Misture a farinha e o sal. Reserve. Em outra vasilha, junte a água e o vinagre e misture. Reserve.

Coloque os pedaços de manteiga sobre uma superfície em que possa trabalhá-la. Com a ajuda de uma faca, vá cortando a manteiga em pedaços um pouco menores, enquanto adiciona a água com vinagre, alternando com a farinha. Se o dia estiver quente ou a manteiga começar a ficar muito mole, coloque-a em um saco plástico e leve à geladeira por uns 50 minutos.

Com a ajuda de um rolo, bata a massa até formar blocos grandes. Atenção para não rolar a massa. Polvilhe a massa com um pouco de farinha. Vá batendo com o rolo até abri-la no formato de um retângulo. E, com a ajuda da faca, dobre a massa sobre ela mesma. Repita esse processo até obter uma massa unida (não se preocupe, pois ela não ficará lisa e uniforme).

Coloque a massa em um saco plástico apropriado e leve à geladeira por 60 minutos. Retire apenas na hora de montar a torta.

Recheio

Misture a água e o suco de limão em uma tigela e reserve. Descasque as maçãs. Corte-as em quatro e retire as sementes. Corte cada quarto em três pedaços e cada pedaço em três cubos (cada maçã deve render em torno de 36 cubinhos). Vá colocando na água com limão conforme for cortando, para que não escureçam. Reserve.

Em uma tigela grande, misture o açúcar, a tapioca, a canela e a noz-moscada. Escorra bem as maçãs e misture-as ao açúcar temperado e reserve.

Montagem

Forre uma forma para torta (sem fundo removível) com papel-alumínio e unte com a manteiga. Divida a massa em dois pedaços. A porção que for usada para a base deve ser ligeiramente menor que a metade que irá cobrir a torta. Abra ambas em uma superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo, deixando uma espessura de 5 mm.

Cubra a forma com a massa, deixando sobrar um pouco nas laterais. Coloque o recheio e, por cima, os cubos de manteiga. Ela ficará bem alta.

Pincele as bordas com o ovo batido e cubra com a outra metade da massa. Aperte-as contra o recheio, com delicadeza, para tirar o ar. Corte os excessos de massa das laterais e, com os dedos, feche a torta, fazendo um babado.

Pincele a torta com o restante do ovo e polvilhe com o açúcar. Com a ajuda de uma faca afiada, faça oito cortes simétricos no topo para permitir que o ar saia durante o cozimento. Cubra a torta com um plástico e leve à geladeira por pelo menos duas horas.

Retire a torta da geladeira, pré-aqueça o forno a 140° e asse por aproximadamente duas horas ou até que esteja dourada e crocante.

Receita do restaurante Ráscal

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas de Tortas

Topo