Topo

Lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina será divulgada hoje

do UOL, em São Paulo

04/09/2013 20h00

Acontece esta noite (4) em Lima, no Peru, a cerimônia que vai revelar a lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina. Trata-se da primeira edição regional do prêmio da revista inglesa “Restaurant”, considerada um dos prêmios mais importantes da gastronomia mundial.

Nove restaurantes brasileiros estão concorrendo a um posto na lista: D.O.M. (SP, 6º na lista mundial), Maní (SP, 46º na lista mundial), Roberta Sudbrack (RJ, 80o colocado na lista mundial), Fasano (SP), Epice (SP), Attimo (SP), Mocotó (SP) e Remanso do Bosque (PA).

No evento, a chef Helena Rizzo, do Maní, irá receber o troféu de melhor chef categoria feminina, enquanto Gastón Acurio –forte concorrente ao topo da lista com seu restaurante Astrid y Gastón—será premiado pelo conjunto da obra.

Academia gastronômica

A lista do “50 Best” é feita a partir dos votos da Academia dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, composta por mais de 250 líderes da indústria de restaurantes.

Eles são selecionados por seu conhecimento no cenário culinário, e divididos em quatro regiões: México e América Central, América do Sul (norte), América do Sul (sul) e Brasil.

Cada região tem um painel com 63 membros, entre jornalistas, críticos gastronômicos, donos de restaurantes e “gourmets”. Cada membro tem sete votos, sendo que pelo menos três devem ser usados para escolher casas fora de seu país de origem.