Topo

Chef de melhor restaurante do mundo dá dicas para fazer ovos mexidos

Joan Roca é chef do El Celler de Can Roca, melhor restaurante do mundo segundo a revista "Restaurant" - Divulgação/Rodrigo Capote/UOL
Joan Roca é chef do El Celler de Can Roca, melhor restaurante do mundo segundo a revista "Restaurant" Imagem: Divulgação/Rodrigo Capote/UOL

Rafael Mosna

Do UOL, em São Paulo

17/10/2013 08h01

Até o próximo sábado (19), o chef Joan Roca, do restaurante catalão El Celler de Can Roca, eleito o melhor do mundo pela revista britânica "Restaurant", servirá refeições para um público seleto em São Paulo.

O menu harmonizado com vinhos, ao valor de R$ 950 por pessoa, combina bases espanholas com ingredientes brasileiros, como a sobremesa de sorvete de chocolate com essência de patchuli, jasmim e laranja, batizada de "Sotobosque".

O UOL Comidas e Bebidas esteve com o chef nesta semana para conversar sobre a comida simples, do dia a dia, aquela que Joan diz preparar para a mulher e os filhos depois de um dia de trabalho em seu restaurante.

"Em casa, às vezes faço ovos mexidos. Gosto de ovos frescos provenientes de galinhas criadas de maneira ecologicamente correta", conta. Para o preparo, eles devem estar à temperatura ambiente.

Em sua receita, Joan acrescenta creme de leite na proporção de uma quinta parte da mistura de ovos. Ou seja, se temos 1 xícara de chá de ovos batidos, é necessário colocar 1/5 de xícara de creme de leite.

Em seguida, a dica é bater energicamente por alguns minutos com um fouet (batedor) para que o líquido incorpore ar.

"Depois, esquento uma frigideira com azeite extra-virgem e coloco um pouco de algum tipo de embutido defumado para fritar, como um chouriço. O óleo vai adquirir esse sabor. Desligo o fogo e acrescento imediatamente os ovos batidos. Mexo lentamente formando, em grumos, uma espécie de suflê, para que seja alcançada a sensação de leveza, suavidade. A textura vai ser cremosa e aerada."