Topo

Festival no Canadá traz especialistas para falar da comida no cinema

Gene Wilder como Willy Wonka, de "A fantástica fábrica de chocolate" (1971), filme que faz parte do festival Food on Film - Brainpix
Gene Wilder como Willy Wonka, de "A fantástica fábrica de chocolate" (1971), filme que faz parte do festival Food on Film Imagem: Brainpix

17/01/2014 17h37

Para quem acha que comida no cinema equivale apenas a pipoca ou o filme "A Festa de Babette" (1987), um festival no Canadá se esforça para demonstrar que existe mais semelhanças entre os filme e as cozinhas do que se imagina.

Chefs, jornalistas da área de culinária e mixologistas são os convidados do Festival Internacional de Cinema de Toronto para dar palestras sobre a relação entre o cinema e a comida durante o Food on Film, simpósio que acontece há três anos paralelo ao festival.

As discussões, que começam em março, mostram sempre filmes e documentários que se passam dentro do mundo da gastronomia ou então que têm a comida como tema recorrente. No final da sessão, profissionais da área conversam com o público para mostrar o quanto de ficção e de realidade existe em cada história. 

Em edições anteriores, um sommelier analisou o filme "Sideways - Entre umas e outras", que se passava em vinhedos da Califórnia, enquanto um professor de química explicava os processos criativos demonstrados pelo chef catalão Ferran Adrià no documentário "El Bulli: Cooking in Progress", entre outros.

Este ano, os filmes analisados incluem desde a versão original de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (1971) até a ficção científica "No Mundo em 2020" (1973), que mostra como a comida racionada em um futuro sombrio pode se tornar uma arma de manipulação. 

No Brasil, alguns eventos já trocaram a pipoca por cardápios completos, caso do "Mesa no Cinema", promovido pela revista "Prazeres da Mesa" em São Paulo, em que um jantar feito por chefs convidados era servido durante a exibição de filmes. Já no evento "Banquetes de Cinema", o cenário da refeição com direito a filme na telona aconteceu no shopping JK Iguatemi.