Topo

Físico espanhol cria sorvete que muda de cor

Sorvete Xamaléon, criação de físico espanhol, muda de cor conforme é consumido - Divulgação/facebook.com/icexperiencecalella
Sorvete Xamaléon, criação de físico espanhol, muda de cor conforme é consumido Imagem: Divulgação/facebook.com/icexperiencecalella

Do UOL, em São Paulo

01/08/2014 16h30

Parece magia, mas é só química: um físico criou o sorvete que muda de cor enquanto você come. 

O doce futurista é criação do espanhol Manuel Linares, de 37 anos. Professor de Física, ele decidiu mudar de profissão e abrir uma sorveteria em Callela de Mar, na região da Barcelona, e dedicou-se a criar sabores diferentes para seus produtos.

O resultado da união entre a ciência e a cozinha é o sorvete Xamaléon: o doce é cor de lavanda na geladeira, mas vai ficando rosa e depois roxo à medida em que é degustado.

O segredo da receita é guardado a sete chaves, já que o produto ainda não foi patenteado - mas seu criador garante que não há nenhuma feitiçaria, apenas produtos naturais que se oxidam à medida em que são aquecidos e por isso sofrem alteração de cor.

Linares disse ao site espanhol "Cocinatis" que inspirou-se no trabalho do sorveteiro britânico Charlie Francis, que inventou produtos como o sorvete que brilha no escuro e um doce à base de Viagra e champanhe, entre outros. 

E o físico que virou sorveteiro não pretende parar por aí. Entre os projetos que Linares estuda no momento estão um sorvete que brilhe com luzes UV (para ser vendido em casas noturnas) e outro afrodisíaco feito com plantas medicinais do Peru e de países africanos, já batizado como Xamán.