Topo

Aprenda como combinar receitas clássicas de molhos e massas

Tomate é a base para vários tipos de molhos para macarrão - Getty Images
Tomate é a base para vários tipos de molhos para macarrão Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

16/04/2015 17h24

Macarrão é o prato preferido de muita gente: fácil de preparar, saboroso e com variações para todo tipo de paladar. E assim como existem diversos tipos de massas, não faltam sugestões de molhos para acompanhar, do tradicional tomate até variantes com azeite, creme de leite, cogumelos e o que mais a imaginação permitir.

Para quem está dando os prmeiros passos no mundo dos molhos, nada como começar com os clássicos. Uma unanimidade é o molho ao sugo, que combina com todo tipo de massa. Mas quem pensa que é só colocar tomates na panela está enganado: a receita, apesar de simples, é foco de disputas. Há quem coloque outros vegetais, como cenoura e salsão, para dar mais tempero para o prato.

"Quando falamos em molho de tomate, tocamos em uma ferida dos italianos", diz o chef João Ragno, do Bistrô 28. "Já presenciei até competição de melhor molho ao sugo quando visitei a Itália. Vale o gosto pessoal de cada um". Uma dica que ele oferece é não preparar o molho com a panela fechada, já que isso deixa um sabor mais defumado.

Já o chef José Meirelles, do Zucco, não é a favor dos legumes no molho ao sugo. "Eu faço só com tomates. Não tenho no cardápio, mas os clientes sempre pedem e faço na hora". Ele peneira o molho para ficar mais espesso e sem pedaços, como manda a tradição. "Ele fica bem com tudo, massas curtas e longas, frescas e secas".

Veja abaixo cinco sugestões de molhos clássicos para deixar seu macarrão ainda mais saboroso.