Topo

Veja dicas para fazer frango sem cair no erro da turma de "MasterChef"

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

03/06/2015 12h37

"Mas é o concurso do frango cru?", reclamou o chef Henrique Fogaça no episódio desta terça-feira (2) do programa "MasterChef" (Band). A reclamação do jurado da competição tinha fundamento: na prova de eliminação do episódio, os candidatos tinham que depenar e preparar um frango para os juízes.

O problema foi que alguns competidores saíram-se mal na hora de cozinhar o ingrediente, servindo frango cru por dentro. "A carne pode ser mal passada, o frango não", ensinou a jurada Paola Carosella para os candidatos.

E como evitar esse tipo de erro? Veja algumas dicas da professora Marcella Lage, do curso de pós-graduação em Cozinha Brasileira do Centro Universitário Senac, em São Paulo. Com isso, dá para preparar o frango com muito sabor –e impressionar até o trio Jacquin, Fogaça e Carosella.

Chapa quente
Uma boa medida inicial é verificar a temperatura da panela ou frigideira: ela deve estar bem quente para formar uma crosta na superfície da carne. Em seguida, espere a cor pegar em metade do filé para virá-lo.

Nada de superlotação
Não acumule muitos pedaços de aves  na panela, para que não solte líquidos (o que retarda o cozimento). "Caso tenha um pedaço com uma parte mais larga do que a outra, corte para igualar o tamanho, senão uma parte fica suculenta e a outra, seca", diz Marcella.

Na hora do churrasco
Para fazer o frango na grelha, olho na temperatura: em um primeiro momento, ele pode ser colocado em fogo quente, mas assim que dourar deve ser passado para uma parte mais baixa para que a parte de dentro possa também cozinhar.

Espere para servir
Após assar o frango no forno, espere um pouco para servir: dez minutos já garantem com que os sucos internos da carne se assentem, garantindo um prato mais suculento.

Não espere para temperar
Deixar a ave em marinada ou temperada com muita antecedência também faz com que ela fique ressecada. Pelo mesmo motivo, não espete demais o frango.