Receitas

Sem graça? Nem pensar! Aprenda como turbinar o franguinho de todo dia

Getty Images
Frango assado pode ficar ainda melhor se você monitorar a temperatura do forno Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

13/04/2015 16h13

Frango é um prato popular, que pode ser servido de várias maneiras: frito, assado, recheado... Mas não há apetite que aguente um filé ressecado e sem tempero, ou, pior ainda: queimado por cima e cru por dentro.

Para dar aquela turbinada no "franguinho" de todo dia, acompanhe as dicas da professora Marcella Lage, do curso de pós-graduação em Cozinha Brasileira do Centro Universitário Senac, em São Paulo. Você vai ver que não tem segredo para transformar o ingrediente em um prato digno de destaque na mesa.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Antes de assar
Preparar uma marinada antes de assar o frango garante um sabor todo especial para a carne. Para filés, dez minutos mergulhados na mistura de vinho (ou suco) e ervas já resolvem a questão, já que temperar com muita antecedência pode deixar a carne seca.

"Como se trata de uma carne delicada, devemos pensar em temperos suaves, como vinho branco, suco de laranja e suco de uva verde", diz Marcella, que também recomenda temperos como alho, orégano fresco, sálvia e manjericão.

Se o frango for assado, a marinada pode usada para umedecer a carne enquanto ela estiver no forno. O caldo que restar na assadeira pode ser reduzido e servido como molho para acompanhar a refeição.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Na chapa
Para preparar filés de frango, a panela ou frigideira deve estar quente para formar uma crosta na superfície da carne. Em seguida, espere a cor pegar em metade do filé para virá-lo.

"Evite colocar muitos pedaços na panela para não soltar líquido", diz Marcella. "Caso tenha um pedaço com uma parte mais larga do que a outra, corte para igualar o tamanho do filé, senão uma parte fica suculenta e a outra, seca".

Getty Images
Imagem: Getty Images

Assado perfeito
E como preparar aquele frango assado de parar o trânsito? Macella explica que não é preciso temperar o frango com muita antecedência: isso faz com que a carne perca líquido e acabe ficando ressecada. Pelo mesmo motivo, não fure a carne para temperar.

"É importante amarrar as asas e coxas de maneira firme. Assim, na hora de servir, o frango já terá uma aparência bonita", diz a professora. Uma ideia é selar a carne antes de assar. Isso pode ser feito em uma frigideira grande ou então com a ajuda do forno. "Em um primeiro momento, coloque o frango em forno a 300ºC. Assim que dourar e formar uma película, baixe a temperatura para 140ºC ou 160ºC para cozinhar o resto da carne".

Outro truque é esperar um pouco antes de servir. "Assim que estiver pronto, retire do forno e espere dez minutos antes de cortar", explica Marcella. "Outra coisa que pode ser feita é colocar cubos pequenos de manteiga em cima do frango assim que ele sair do forno. Com isso, conseguimos mais crocância e umidade para a carne".

Getty Images
Imagem: Getty Images

Com ou sem pele?
Há quem tire a pele do frango para diminuir o teor de gordura do ingrediente. Para Marcella, isso só é vantagem se não for acrescentado outro óleo na hora do preparo.

"A pele ajuda a manter a umidade e o sabor do frango. O melhor é manter a pele e não colocar outra gordura. Assim ele fica menos calórico e mantém mais sabor. No caso de haver alguém que não possa comer a pele, ela pode ser retirada depois de assada, diz.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Na hora do churrasco
Opção na hora do churrasco de fim de semana, o frango preparado na grelha também demanda alguns truques para não ficar borrachudo.

"Na maioria das vezes, as pessoas colocam o frango em temperatura alta demais. Em um primeiro momento, ele pode ser colocado em fogo quente, mas assim que dourar precisa mudar para um local mais baixo para que a parte interna possa cozinhar ou assar", diz Marcella, que recomenda passar algum tipo de marinada na carne enquanto ela cozinha, para manter a umidade.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo