Topo

Mandioca: conheça e se delicie com os derivados do ingrediente

17/06/2015 15h28

Chame de aipim, de macaxeira ou de mandioca: o fato é que poucos ingredientes são mais brasileiros do que esta raiz saborosa, que pode ser preparada em pratos doces ou salgados.

Ela está presente até onde não se imagina, como no pão de queijo (feito com polvilho doce, ingrediente extraído da mandioca) e a tapioca, que hoje é sucesso nas mesas de café da manã de todo o Brasil.

No episódio da última terça-feira (16) no programa "MasterChef", o desafio eliminatório foi preparar um prato com uma variação da raiz: tucupi, farinha, polvilho doce, goma de tapioca...

Para quem achava que sabia muito bem como lidar com mandioca acabou sofrendo na mão dos jurados. O eliminado da vez foi o piloto Hamilton, a quem foi dada a missão de preparar um prato com farinha de Uarini, conhecida na região Norte.

Existem muitas variedades de mandioca. As duas mais conhecidas são a de mesa ou mansa (que também é chamada de aipim ou macaxeira) e a mandioca brava. Todos os tipos de mandioca precisam ser bem cozidos antes do consumo, para eliminar componentes tóxicos de sua composição.

Na hora de comprar a raiz para fazer em casa, a dica é verificar a cor: quanto mais branca a polpa, melhor. Evite se possível mandioca com manchas ou coloração escura.

Conheça a seguir algumas dos derivados do ingrediente país afora –e aventure-se com os sabores especiais que só a mandioca produz.