Topo

Suspiro sem ovo é possível! Veja truques veganos que dão certo na cozinha

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

07/03/2016 19h45

Seja por convicção ou por motivos de saúde, muita gente tem adotado uma dieta vegana – ou seja, sem consumo de nenhum produto de origem animal, como ovos, leite e mel. Isso não significa abrir mão do sabor, no entanto – e também não quer dizer, necessariamente, viver só de derivados de soja.

“A culinária vegana é bem criativa, estamos sempre buscando novas substituições ou reinventando o uso dos alimentos mais comuns no nosso dia a dia”, conta Chyrllene Albuquerque, da doceria Juju Vegan, no Recife. A confeiteira garante que os clientes que não seguem a dieta vegana "não sentem diferença" quando experimentam os pratos com as substituições. "Pelo contrário, "enganamos" muitas vezes as pessoas! Quando descobrem que o doce é vegano, ficam incrédulos, dizendo que é idêntico ao original."

Na hora de fazer as trocas, não tenha medo de testar diversas abordagens até encontrar a sua versão para a receita. “Em geral, é só uma questão de acertar as proporções e testar para ver se o sabor agrada”, conta a jornalista Katia Cardoso, autora do livro “50 Doces Veganos” (ed. Alaúde). Mas, para começar a colocar a mão na massa, algumas sugestões como as listadas abaixo vêm bem a calhar. 

Ovos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

No lugar dos ovos
Para engrossar e dar liga aos pratos, muitas vezes os ovos são substituídos por lecitina de soja (mais recomendada na panificação), bananas ou ainda sementes como linhaça e chia. “Quando colocadas de molho, elas formam uma espécie de gel que faz o papel do ovo em várias receitas”, explica Katia Cardoso.

Prato com suspiros - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Suspiros sem claras
Quem não vive sem suspiro pode apostar na aquafaba como substituto para as claras de ovos. Trata-se de água do cozimento do grão-de-bico. Rico em nutrientes, ele não só pode ser transformado em suspiro como também pode virar marshmallow ou merengues.

Chyrllene Albuquerque explica que prepara a aquafaba de maneira simples: “Normalmente, cozinho o grão-de-bico com pouca água. Depois, bato essa água na batedeira até que espume e dobre de volume. O próximo passo é completar aos poucos com açúcar até que ele engrosse e fique consistente.” Ela também acrescenta sabor ao ingrediente com essências, sucos e raspas de fruta. É possível também congelar a água do cozimento, antes de ser batida com açúcar.

Manteiga - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Manteiga
Não dá para pensar em ficar sem manteiga? Acredite: a substituição é possível – e não é só pela margarina (algumas tem traços de leite em sua composição). “A manteiga nada mais é do que um tipo de gordura, por isso dá para trocar por óleos vegetais e até pelo versátil óleo de coco”, diz Katia. Outras opções utilizadas são o tahine (pasta de gergelim, muito usada na culinária árabe) ou, em algumas receitas, bases como abacate para substituir a gordura na receita.

Leites vegetais - Luiz Horacio/UOL - Luiz Horacio/UOL
Imagem: Luiz Horacio/UOL

Leite
Para quem tem intolerância à lactose, a dica é apostar nos leites vegetais – além da soja, mais conhecida do grande público, ingredientes como aveia, coco, gergelim e arroz podem ser usados da mesma forma que o produto de origem animal. “Além de riquíssimos em nutrientes, eles são fáceis de preparar. E podemos inclusive fazer coisas como leite condensado ou doce de leite delicioso”, conta Chyrllene.

Castanhas, amendoins e avelãs, getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Supertrunfo
Se existe um tipo de ingrediente que pode ser considerado um coringa para substituições, trata-se das oleaginosas, como amêndoas, castanhas do Pará e macadâmias. “Além de proporcionar um grande valor nutricional, elas são um grande trunfo na culinária, fazendo deliciosos leites, patês e incríveis queijos”, conta Chyrllene. Já Katia sugere apostar em leguminosas como lentilhas, ervilhas, favas e feijões, "sobretudo o branco, que é rico em cálcio e ferro".