Topo

Receitas

Para acompanhar o churrasco: faça legumes, ovo e até arroz na grelha

Paty Moraes Nobre
Ovo na churrasqueira Imagem: Paty Moraes Nobre

Paty Moraes Nobre

Colaboração para o UOL

06/03/2018 04h00

Churrasco vai bem com tudo e não há limites para a criatividade na hora de inventar os acompanhamentos. O que complica é ficar entre o fogo e o fogão administrando a carne na churrasqueira e o resto na cozinha. Mesmo quando rola ajuda de alguém, fazer o arroz e os legumes cozidos pode ser como um castigo, afinal, quem quer ficar dentro de casa quando o mais gostoso acontece lá fora? Então, quer saber? Faça tudo na grelha!

Ouse e experimente

“Tem gente que se assusta com a aparência torradinha e até pode achar que passou do ponto, mas não é nada disso. A diferença é marcante porque os alimentos ficam mais atraentes e ganham um sabor defumado por fora e mais adocicado por dentro; chega a dar um nó no paladar… é uma explosão de sabores, garanto”, afirma Luiz Américo Pereira, churrasqueiro profissional responsável por assar carnes e acompanhamentos na grelha em diversos festivais de churrasco do país. “Posso passar minhas dicas de como fazer, mas a melhor dica é: ouse e experimente coisas novas. O mais legal de comandar a churrasqueira é a diversão de poder inventar a própria receita”, incentiva Luiz.

Leia também: Calcule a quantidade certa de carne e cerveja no churrasco 
                       Faça picanha invertida e surpreenda convidados no churrasco
                       Restaurante por quilo: 12 coisas que você precisa saber

Paty Moraes Nobre
Imagem: Paty Moraes Nobre

Tudo na grelha é tendência

A solução de levar tudo à grelha já é tendência em restaurantes e bares. “Aqui, mais de 40% dos clientes já trocaram os legumes cozidos no vapor por acompanhamentos feitos na brasa”, conta Cassiano Rubi, sócio-proprietário do Quintal do Izzi, na região de Pinheiros, em São Paulo.

E, como em tudo que é novidade, o que não falta é história engraçada de gente ressabiada. “Numa mesa de amigos, um deles preferiu pedir o tradicional salmão com legumes, que é feito na cozinha, enquanto o resto pediu churrasco para variar. Quando servi, o dono do salmão pareceu arrependido e me pediu para colocar o prato dele na grelha também por um tempinho. A aparência, o cheiro e o sabor ficam irresistíveis mesmo”, finaliza Cassiano, que, há um ano, inaugurou a área externa com churrasqueira no restaurante.

Paty Moraes Nobre
Imagem: Paty Moraes Nobre

Como fazer acompanhamentos na grelha

Alho, mini abóbora e tomate na churrasqueira: corte ao meio e coloque a parte interna virada para a grelha até ficar macio.

Batata e batata doce na churrasqueira: embrulhe em papel alumínio para cozinhar bem. Abra o pacote e finalize direto na grelha.

Abobrinha e berinjela: faça fatias transversais grossas e asse direto na grelha.

Pimenta cambuci e pimentões: fatie ao meio e coloque direto na grelha.

Ovo na churrasqueira: use um pimentão cortado ao meio como “panela” para cozinhar o ovo. Salpique sal, pimenta e coma tudo junto, a casca e o recheio.

Arroz na churrasqueira: coloque a panela de ferro sobre a grelha para dourar o alho, a cebola e, em seguida, a xícara de arroz. Diferentemente da receita tradicional, não jogue toda a água de uma vez. Separe três xícaras de água e vá regando o arroz aos poucos até o grão ficar cozido. No final, acrescente cheiro verde, tomate e legumes picados para dar um colorido. Se quiser, pedacinhos de carne também vão muito bem.

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas