Receitas de Arroz

Paella Valenciana

Paella Valenciana

Eduardo Vessoni/UOL
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Escuela de Arroces y Paellas de Valencia

Ingredientes

  • 2/3 xícara(s) de chá de azeite de oliva virgem suave
  • 500 grama(s) de frango cortado em cubinhos
  • 500 grama(s) de coelho cortado em cubinhos
  • 200 grama(s) de vagem
  • 120 grama(s) de fava
  • 2 tomates vermelhos médios e maduros
  • 4 a 5 xícara(s) de chá de água
  • açafrão (uma porção, de preferência o de coloração mais avermelhada)
  • 1 colher(es) de café de páprica
  • 1 ramo(s) de alecrim fresco
  • sal a gosto
  • 250 grama(s) de escargot, previamente cozidos
  • 2 xícara(s) de chá de arroz bomba ou senia

Conversor de medidas

Fonte: Profood Solutions Consultoria de Restaurantes

Modo de preparo

Corte a carne em cubinhos sem adicionar sal. Corte as verduras em pedaços pequenos, debulhe a fava e rale o tomate em ralador, dispensando a pele.

Esquente a panela em fogo baixo e com o azeite no centro. Quando o azeite estiver quente, acrescente primeiro o frango, uma vez que sua carne é mais grossa do que a do coelho. Afaste para as laterais a carne dourada em ambos os lados e repita o processo com o coelho (especialistas afirmam que a carne bem dourada é um dos segredos de uma boa paella).

No centro da paella, frite as verduras na ordem da mais dura para a mais suave. Outra vez, separe as verduras na lateral da panela e coloque o tomate ralado no centro, acrescentando sal.

Depois que o tomate tiver soltado toda a água, acrescente uma colher de café de páprica, mexendo rapidamente para evitar queimá-lo e amargar seu sabor.

Misture todos os ingredientes, inclusive os que estavam separados nas laterais da panela. Acrescente água até a boca do recipiente da paella, aumente o fogo e, assim que começar a ferver, acrescente o açafrão. Acerte o sal e coloque o ramo de alecrim fresco por apenas dez minutos para não acentuar seu sabor no prato.

Cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo, de 30 a 40 minutos. Se necessário, acrescente mais água antes de colocar o arroz. A dica é acompanhar a água com uma colher de sopa fincada, verticalmente, no centro da panela. Se seu nível estiver abaixo da metade, deve-se completar com mais água.

Acrescente o escargot e o arroz, fazendo um traço ao longo do diâmetro da panela, uma técnica conhecida como cavalló. Nunca se deve espalhar o arroz. Misture, uniformemente, os ingredientes e não volte a tocá-los mais.

Cozinhe os ingredientes em fogo alto, por cinco minutos. A seguir, coloque em fogo médio. Nos últimos cinco minutos, o fogo deve estar bem baixo. O tempo final de cozimento é de mais 20 minutos.

Não ultrapasse o tempo recomendado para a preparação, mesmo se ainda tiver caldo na panela. Desligue o fogo e deixe a paella descansar por cinco minutos

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas de Arroz

Topo