Topo

Confeitaria inventa misto de donut e macaron

Macaronut, ou macaron frito em massa de donut, é invenção de doceria em Portland (EUA) - Divulgação
Macaronut, ou macaron frito em massa de donut, é invenção de doceria em Portland (EUA) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/09/2013 16h21

Depois do cronut, do suflê mágico e do ramen burger, o que mais os chefs nos Estados Unidos são capazes de inventar? Resposta: um cruzamento de macaron, o delicado doce francês feito com amêndoas, e o conhecido donut.

O doce, prontamente batizado com macaronut, é criação da chef Cheryl Wakerhauser, da loja Pix Pâtisserie, em Portland, Oregon (Estados Unidos). A invenção nada mais é do que um macaron envolvido em massa de donut, que é prontamente frito e servido ao público.

A chef pretende servir pelo menos 50 macaronuts por dia em sua loja, em sabores como uísque bourbon, limão e banana.

Quatro horas por um cronut
E o cronut original, criado pelo chef Dominique Ansel, não parece que vai sair de cena tão cedo. A última versão do doce, chamada de  “cronut hole” (buraco de cronut), causou uma fila de consumidores esperando desde as quatro da manhã diante de uma lanchonete de Nova York.

Ansel criou uma sobremesa para ajudar duas instituições de caridade em parceria com a lanchonete Shake Shack, conhecida dos nova-iorquinos por seus sorvetes e hambúrgueres.

O chamado Cronut Concrete Hole, em que o misto de donut e croissant é servido com creme inglês gelado, arrecadou US$ 5.300 (cerca de R$ 11.700) e causou uma fila com mais de 300 pessoas, que aguardaram por até quatro horas para experimentar a novidade.