Topo

Chá de hibisco está na moda e não é só para dieta; veja receitas de drinks

Hibisco Pisco Sour, drinque do restaurante Tanit, em São Paulo - Divulgação
Hibisco Pisco Sour, drinque do restaurante Tanit, em São Paulo Imagem: Divulgação

Anna Fagundes

Do UOL

16/09/2017 04h00

Ele é um dos queridinhos do público preocupado com ingredientes saudáveis: chá de hibisco, garantem, ajuda na queima de gordura e a manter um peso saudável. Só que as flores vermelhas, consumidas em vários países na forma de chá, também foram parar em drinques como gim tônica, pisco sour e muito mais.

Saulo Luiz, gerente de bar da rede Cabana Burger, conta que além da cor, "que dá um grande efeito na apresentação dos drinques", o hibisco conquistou chefs e barmen "por conta do sabor cítrico e de seu aroma". "Os clientes adoram! Já não é de hoje que ele está em alta, e a tendência é que isso se estenda por muitos anos", diz ele.

O barman Gustavo de Jesus, do restaurante catalão Tanit, em São Paulo, se interessou pelo ingrediente por conta das substâncias benéficas à saúde, mas acabou mais atraído pela cor, "que 'pega' fácil em outros alimentos e bebidas". No restaurante, ele prepara uma infusão com hibisco e pisco, destilado peruano à base de uvas, ingrediente principal de um Pisco Sour de cor bem chamativa. (clique aqui para ver a receita).

Harmonizando (ou não)

Além do pisco, o hibisco também combina com bebidas como gim e vodca - o paladar neutro dos dois ingredientes não bate de frente com seu sabor marcante. "Um belo gim tônica com um pouquinho de xarope de hibisco fica divino",conta Saulo. (clique aqui para ver a receita original do Gim Tônica).

Outros ingredientes que harmonizam bem com o hibisco são frutas cítricas e frutas vermelhas - no Cabana Burger, por exemplo, morangos e framboesas são transformados em xarope junto com as flores desidratadas de hibisco e depois usadas em bebidas como uma limonada bem pink (clique aqui para ver a receita).

Algumas especiarias também combinam com o chá da bebida. Na América Central, onde o hibisco é extremamente popular, a chamada "Água de Jamaica" é preparada com o chá da flor e gengibre, cravos, canela e noz-moscada. Hortelã e alecrim dão um toque fresco para o ingrediente. Frutas de sabor leve, como carambola, também produzem bons resultados (clique aqui para ver a receita).

Por conta do sabor mais puxado para o azedo do hibisco, ele não costuma combinar bem com frutas de sabor muito pronunciado, tais como manga, mamão e abacate. "Sempre existe um conflito de sabores, aromas e texturas", diz Saulo.