Topo

Cervejaria nos Estados Unidos cria bebida a partir de algas marinhas

Cervejas da Marshall Wharf (EUA), que produz bebidas feitas com algas marinhas e ostras - Divulgação/marshallwharf.com
Cervejas da Marshall Wharf (EUA), que produz bebidas feitas com algas marinhas e ostras Imagem: Divulgação/marshallwharf.com

Do UOL, em São Paulo

25/07/2014 17h34

Uma microcerverjaria norte-americana decidiu utilizar um ingrediente local em sua nova bebida. Até aí, nenhuma novidade - exceto pelo fato de que trata-se de algas marinhas. 

A novidade é invenção da Marshall Wharf Brewing Co., que fica no estado norte-americano do Maine. A cerveja, batizada como Sea Belt, é feita a partir de uma alga típica da região e foi inspirada em uma bebida escocesa também preparada com a planta.

As algas são cultivadas em uma fazenda especializada no produto, que é vendido para fins culinários ao redor do mundo. Os produtores secam 27 quilos do ingrediente, que é depois adicionado na fermentação da cerveja, do tipo ale e com um gosto levemente salgado. 

Os cervejeiros da Marshall Wharf já tinham preparado bebidas com ingredientes marinhos antes - um de seus principais produtos, a Pemaquid Oyster Stout, é feita com ostras vivas.

Outras cervejas ao redor do mundo já incluíram itens exóticos: nos Estados Unidos já foram feitas cervejas com abacate e até com rochas lunares, enquanto no Brasil um grupo de cervejeiros preparou uma bebida à base de tucupi, figos e formigas saúvas.