Topo

Ganhe tempo sem perder sabor: saiba usar enlatados, congelados e a vácuo

Ingredientes congelados, enlatados e embalados a vácuo têm seu lugar na cozinha - Montagem UOL
Ingredientes congelados, enlatados e embalados a vácuo têm seu lugar na cozinha Imagem: Montagem UOL

Celina Cardoso

Do UOL, em São Paulo

19/01/2015 19h00

Que é sempre melhor utilizar ingredientes frescos para preparar as refeições, é fato. Mas em nome da praticidade, muita gente recorre a alimentos congelados, em conserva ou embalados a vácuo na hora de cozinhar.

Segundo a professora Vanessa Suzuki, coordenadora adjunta do curso de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi, os alimentos embalados a vácuo conservam melhor a textura e o sabor dos ingredientes. 

Já os congelados perdem um pouco seu valor nutricional e não podem passar por outro processo de congelamento depois de serem descongelados. No caso dos enlatados, é preciso tomar cuidado com a quantidade de sódio, geralmente muito maior nestes produtos. 

Em qualquer uma dessas situações, a regra básica é observar cuidadosamente a embalagem. Ela não pode apresentar furos -no caso dos congelados e a vácuo-, amassados ou sinais de estufamento, no caso das latas.  Para retirar um pouco do sal dos produtos enlatados, deixe-os de molho em água filtrada dentro da geladeira, trocando o líquido após meia hora.

Confira a seguir outras dicas dos chefs Marcelo Favaro, do restaurante Barbacoa, e Amilcar Azevedo, chef do restaurante Nou e saiba quais os melhores preparos e que esperar na hora de preparar alimentos pré-prontos em casa. Sem erro e com muito sabor.