Receitas

Ganhe tempo sem perder sabor: saiba usar enlatados, congelados e a vácuo

Montagem UOL
Ingredientes congelados, enlatados e embalados a vácuo têm seu lugar na cozinha Imagem: Montagem UOL

Celina Cardoso

Do UOL, em São Paulo

19/01/2015 19h00

Que é sempre melhor utilizar ingredientes frescos para preparar as refeições, é fato. Mas em nome da praticidade, muita gente recorre a alimentos congelados, em conserva ou embalados a vácuo na hora de cozinhar.

Segundo a professora Vanessa Suzuki, coordenadora adjunta do curso de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi, os alimentos embalados a vácuo conservam melhor a textura e o sabor dos ingredientes. 

Já os congelados perdem um pouco seu valor nutricional e não podem passar por outro processo de congelamento depois de serem descongelados. No caso dos enlatados, é preciso tomar cuidado com a quantidade de sódio, geralmente muito maior nestes produtos. 

Em qualquer uma dessas situações, a regra básica é observar cuidadosamente a embalagem. Ela não pode apresentar furos -no caso dos congelados e a vácuo-, amassados ou sinais de estufamento, no caso das latas.  Para retirar um pouco do sal dos produtos enlatados, deixe-os de molho em água filtrada dentro da geladeira, trocando o líquido após meia hora.

Confira a seguir outras dicas dos chefs Marcelo Favaro, do restaurante Barbacoa, e Amilcar Azevedo, chef do restaurante Nou e saiba quais os melhores preparos e que esperar na hora de preparar alimentos pré-prontos em casa. Sem erro e com muito sabor.

Como preparar

  • Imagem: Getty Image
    Getty Image
    Imagem: Getty Image

    Tomate em lata

    A boa qualidade da conserva deste alimento depende muito da matéria-prima e do processo pelo qual ele passou. Os chefs indicam o ingrediente para receitas nas quais tomates cozidos seriam utilizados, como molhos, ensopados e cremes.

  • Imagem: Montagem UOL
    Montagem UOL
    Imagem: Montagem UOL

    Vagem e espinafre

    A vagem processada perde em sabor, mas preserva boa parte de sua textura. Ela pode ser utilizada em saladas, arroz, sopas e carnes cozidas. Já o espinafre também tem o sabor e a textura prejudicados quando congelado. "Se for usar esse ingrediente, escolha folhas congeladas inteiras", avisa Marcelo. O chef indica o ingrediente para o preparo de cremes.

  • Imagem: Montagem UOL
    Montagem UOL
    Imagem: Montagem UOL

    Brócolis e couve-flor

    Sensível, o brócolis perde muito em textura quando congelado. Ele não pode estar com coloração escura, próxima do marrom, ou com gelo no topo dos ramos, ambos sinais de deterioração. O ingrediente pode ser usado em cremes e sopas. Já a couve-flor pede cuidado ao descongelar: o processo deve acontecer lentamente e na geladeira. Assim, ela corre menos risco de esfarelar.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Batata

    Segundo os chefs, este ingrediente perde muito da textura e do sabor quando processado. "As características da batata são muito alteradas durante o processo", afirma Marcelo. A batata congelada especialmente para fritar passa por um processo que ajuda a mantê-la crocante. Já as embaladas a vácuo vão bem em purês, salteados e assadas com ervas finas.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Seleta de Legumes

    "Este produto processado tem textura e gosto muito prejudicado. Se for possível, evite", afirma Amilcar. Ele explica que nas seletas em lata, os legumes são cozidos por um tempo prolongado e todos juntos, sem respeito às características de cada um. Para Marcelo, uma alternativa é comprar o produto em locais que piquem e embalem o produto na hora (na feira, por exemplo), ou ou a vacuo.

  • Imagem: Getty Image
    Getty Image
    Imagem: Getty Image

    Atum e sardinha em lata

    O atum em lata é feito com as partes menos nobres do peixe. É possível encontrar o produto ralado ou em pedaços, conservados em óleo ou água. "A conserva em óleo é mais saborosa, mas se quiser diminuir o valor calórico, basta escorrer bem o produto", explica Marcelo, que sugere o uso em tortas e saladas. Já as sardinhas, geralmente muito cozidas, são recomendadas para recheios de torta ou cuscuz.

  • Imagem: Montagem UOL
    Montagem UOL
    Imagem: Montagem UOL

    Milho e ervilha em lata

    A ervilha e o milho em lata são ingredientes muito populares na cozinha. A ervilha quando enlatada, perde consistência e cor, porque em geral é cozida demais. Já o milho em conserva perde amido quando processado. Prefira comprá-los em embalagens congeladas ou a vácuo

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo