Livro de receitas de Jamie Oliver bate recorde de vendas de todos os tempos

  • Chris Terry/Divulgação

    O inglês Jamie Oliver quer tornar a cozinha um lugar acessível

    O inglês Jamie Oliver quer tornar a cozinha um lugar acessível

O último livro do chef-celebridade Jamie Oliver se tornou a obra de não-ficção a ser vendida mais rapidamente nas livrarias britânicas em todos os tempos.

Nas últimas dez semanas, foram vendidas cerca de 735 mil cópias de Jamie's 30-Minute Meals (algo como "Receitas de 30 Minutos de Jamie"), publicado pela editora Penguin UK.

A obra, uma adaptação da série transmitida na Grã-Bretanha pelo Channel 4, traz 50 receitas rápidas de Jamie para preparar refeições de três pratos.

Na última semana, as 110 mil vendas do livro equivaleram a mais que o dobro das saídas do almanaque Guinness World Records, que somaram pouco mais de 50 mil.

O livro de culinária mais vendido de todos os tempos na Grã-Bretanha é o primeiro volume de How to Cook, de Delia Smith, com um milhão de exemplares vendidos.

O editor da revista The Bookseller, Tom Tivnan, disse crer que o livro de Oliver ultrapassará em vendas o de Delia Smith.

"É fenomenal registrar vendas assim quando a série de TV mal acabou e o livro tem apenas algumas semanas publicado", ele afirmou.

"Tenho certeza de que o livro vai continuar vendendo e se tornará o maior bestseller de culinária de todos os tempos."

Tivnan disse que "quatro ou cinco" chefs-celebridades - entre os quais também se incluem Gordon Ramsay e Nigella Lawson - têm sido responsáveis por reviver um mercado que, na Grã-Bretanha, havia estancado nos últimos anos.

Ele afirmou que o país está testemunhando uma grande emergência do "interesse foodie" comparado com dez anos atrás.

"A acessibilidade é a razão do sucesso de Jamie. Ele foi praticamente o único a introduzir a ideia de que é possível elaborar grandes refeições sem passar horas e horas cozinhando."

UOL Cursos Online

Todos os cursos